TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Obrigado Por Fumar

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO[pic 1]

CAMPO LIMPO

CRITICA AO FILME: OBRIGADO POR FUMAR

Nome: Angelina Oliveira da Costa

RA: 1571194160

O filme “Obrigado por fumar’’ é interessante porque mostra como o protagonista Nick Naylor (Aaron Eckhart), o vice-presidente de uma das maiores empresas de cigarro, tem a habilidade e o poder de argumentação e manipulação do poder público, e de convencer aos outros com informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV, e com isso conta também com a ajuda de um poderoso agente de Hollywood para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes.

A fama de Nick Naylor faz com que atraia a atenção dos principais chefes das indústrias de tabaco, e também Heather Holloway (Katie Holmes) a repórter de jornal que deseja investiga-lo, após a entrevista ele acaba se interessando pela jornalista se envolvendo no seu momento de fraqueza. O lobista acaba confiando e contando o seu segredo profissional faltando com a ética. A jornalista aproveita da situação para publicar no jornal o segredo profissional de Nick Naylor e de seus amigos, porque na verdade o interesse dela por ele era só profissional ela queria usá-lo para ficar por dentro das informações.

Na cena do filme Nick Naylor também relata sobre a liberdade que cada um tem o livre arbítrio de querer ou não fumar, em momento algum ele nega o risco que o fumante corre, mesmo porque todos sabem que o cigarro é prejudicial à saúde, e o autor sabendo do histórico de doenças relacionadas ao cigarro continuava a defender e incentivar de todas as formas possíveis.

No começo do filme fiquei indignada e perplexa porque não concordava com a argumentação e o tom de ironia do autor em defender o tabaco, com o passar das cenas fui percebendo que aquele era o trabalho dele.

A cena que mais me chamou a atenção foi quando o ator Nick Naylor voltou de um coma, e estava no leito de hospital e no quarto se encontrava os médicos e seus familiares e deram a notícia que ele não poderia fumar mais, e ele brincou dizendo: Que parou de fumar desde a gravidez, como sempre com sua ironia, e a partir desse momento Nick reviu seus conceitos sobre o cigarro, e percebeu o quanto é prejudicial à saúde. Essa cena ensina que em certas situações em nossas vidas temos que passar por momentos desagradáveis para perceber que o dinheiro e o trabalho não são tudo na vida, mas é o essencial para a sobrevivência, porém sem a dignidade, respeito, ética, moral e a família a vida não é completa.


CRITICA AO FILME: OBRIGADO POR FUMAR

Nome: Caroline Lucila Manetta

RA: 1567232970

SENTIMENTO: AUTO-CONFIANÇA

Um atributo importante no filme “OBRIGADO POR FUMAR “, é a clara

Demonstração da personalidade proveniente de um sentimento de auto confiança que gera o equilíbrio em Nick Naylor (personagem principal).

O personagem usa e abusa do poder da palavra, sabendo manipular a mente e as emoções.

Usando a flexibilidade moral das fraquezas e defeitos da personalidade alheia.

Nick Naylor demonstra a fidelidade do “saber é poder”, para o próprio filho; assim tornando-se seu espelho.

Em um momento de fraqueza, Nick deixou-se levar pela ingenuidade, fazendo revelações secretas; trazendo-lhe acontecimentos indesejáveis, abalando sua estrutura e perdendo seu ponto de equilíbrio.

Uma cena marcante, foi o momento que ele estava depressivo, sob o efeito de álcool, recebendo inesperadamente à visita do seu filho e ex-esposa, que diz:

- Todos cometemos erros, ele nos torna humanos, não faça disso um pesadelo, e tem alguém que acredita que você é um Deus, Joey (filho).

Joey demonstrou que compreendeu o modo de vida do pai, o que deu forças para Nick reencontrar o ponto de equilíbrio, voltando à lutar e conquistando vitórias.


CRITICA AO FILME: OBRIGADO POR FUMAR

Nome: Catiane da Silva Moraes

 RA: 2485870659

O Filme “Obrigado por Fumar’’ mostra o mercado de tabagismo contado por Nick Naylor um lobista que representa uma organização de tabaco, sem destacar realmente o quanto é ruim para a saúde das pessoas.

O filme causa emoções diferentes do começo ao fim, pois no início mostra o lado que não importa como é feito ou qual seja o produto, o que as organizações querem é vender, não se importando tanto com seus efeitos e consequências, o produto é considerado perigoso quando estatisticamente tem um número maior de morte. Mas lá está o Sr. Nick com seu poder enorme de persuasão para convencer amenizando alguns fatos, fazendo com que a imagem do cigarro não seja tão ruim, com isso as pessoas continuaram comprando e consumindo.

A cena que mais me chamou atenção, foi quanto estavam todos em uma audiência para aprovar ou não a colocação nas embalagens de cigarro uma imagem que mostrava um crânio com osso em forma de x, para que as pessoas pudessem ser alertadas dos riscos que o cigarro causa. Mesmo com todas as provas e argumentos que as pessoas deveriam saber dos riscos Nick com sua alto confiança e persistência mostrou seus argumentos.

Com isso pude entender que não devemos desistir em buscar o melhor, sempre com ética e consciência, tendo em mente quando se quer tudo é possível.


CRITICA AO FILME: OBRIGADO POR FUMAR

Nome: Gabriele Alves Pereira Costa

 RA: 2485717520

O filme “Obrigado por fumar” lançado em 2006, traz uma abordagem interessante sobre o tabagismo, nele o protagonista Nick Naylor (Aaron Eckhart), faz o papel de um lobista da indústria do cigarro, que busca promover o uso do mesmo. Para estimular esse consumo; e impedir com que coloquem um símbolo de veneno nas embalagens do seu produto, Naylor exerce com habilidade, a função de argumentação e manipulação da opinião pública, mostrando-se capaz de convencer e persuadir qualquer um, com isso, consegue também o apoio de um dos maiores produtores da indústria cinematográfica, a fim de influenciar o comportamento dos espectadores, colocando em cena atores famosos fazendo o uso do cigarro.

A primeiro modo, o filme me causou estagnação, fiquei perplexa ao ver a argumentação do ator para defender o tabaco.

A cena que mais me chamou atenção foi justamente a que inicia o filme, onde estão reunidos em um programa de auditório para um debate, representantes de associações antitabagistas, um jovem em estágio terminal de câncer (devido ao uso do cigarro) e o lobista Nick Naylor. Quando o debate é iniciado, Naylor inusitadamente rouba a cena e reverte à situação com sua incrível argumentação, sendo assim ovacionado pela plateia. Neste exato momento voltei o filme, pois não acreditava no que estava assistindo, pensei: “Como é possível ver alguém defender com tanto ardor o uso do tabaco sem demonstrar se quer sensibilidade ao jovem nas condições em que se apresentava”. Talvez, tal cena não me causasse tanto espanto se no contexto dela não ilustraste a história de um garoto com câncer...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (125 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com