TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - Para Sempre Alice

Por:   •  10/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Unievangélica

Departamento de Psicologia

Professora: Núbia Gonçalves

Aluna: Luciana Macedo Silva

Para sempre Alice

Alice, 50 anos, professora, casada e mãe de três filhos. Seu primeiro lapso de memória ocorre em uma viagem para Los Angeles. Durante uma corrida pelo campus ela se perde então decide procurar ajuda profissional.

        Para um paciente ser diagnosticado com Alzheimer precisa se apresentar alguns sintomas, como perda de memória, dificuldade em executar tarefas familiares entre outros.

A importância da memória em nossas vidas é reconhecida por todos. A memória é a retenção dos conhecimentos adquiridos sobre o mundo. Ela transforma o passado em presente. É conhecido o fato de que a memória declina com o envelhecimento. Quando as falhas de memória podem ser consideradas como normais do processo de envelhecer e quando podem ser consideradas indicativos de doenças degenerativas?

        A doença de Alzheimer (DA) é clinicamente dividida em dois subgrupos de acordo com seu o tempo de início. Dado antes dos 65 anos (DA de início precoce), se caracteriza por um declínio rápido das funções cognitivas. Esses casos são mais raros, correspondendo a 10% do total, e observa-se um acometimento familiar em sucessivas gerações diretamente relacionado a um padrão de transmissão autossômico dominante ligado aos cromossomos 1, 14 e 21 (SENI, 1996; ENGELHARDT et al., 1998 apud TRUZZI & LAKS, 2005).

        Alice tornou-se confusa, passando a apresentar alterações da personalidade. O humor e a personalidade das pessoas com Doença de Alzheimer pode alterar-se. Podem tornar-se confusos, desconfiados, deprimidos, com medo ou ansiosos. Mostrou-se também com perdas de memória, passou a fazer a mesma pergunta várias vezes, começou a usar lembretes e seu celular para lembrar das coisas e depois começou a guardar objetos em lugares errados e esquecer onde os guardou.

        Os primeiros sintomas de Alzheimer pode se confundir com o de outras doenças, pra diferenciá-lo é necessário fazer tomografia. As mudanças bioquímicas na DA são evidenciadas através de: a) presenças de diminuição da atividade da acetilcolinesterase; b) diminuição dos níveis da acetilcolina; c) perda da atividade da enzima colinoacetiltransferase (Tomaz, 1993). Alice, apresentou essas alterações.

        Idade avançada e histórico familiar são os fatores mais conhecidos para a DA. Os fatores genéticos relacionados ao aparecimento da DA incluem: as mutações nos genes da proteína precursora da amiloide (apoliproteína E - APOE) e mutações nos genes das presenilina 01 e 02 localizados nos cromossomos 21, 14 e 1; todos de origem autossômica dominante (Lautenschalager, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (476.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com