TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Equilíbrio

Seminário: Fisiologia Do Equilíbrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

No ouvido interno temos o sistema vestibular, que exerce duas funções: a audição e o equilíbrio (feita pelo labirinto). O aparelho vestibular é formado por estruturas ósseas e por dentro é formado por estruturas membranosas e líquidos que enviam ao córtex cerebral informações da nossa posição no espaço, recebendo informações sensoriais e motoras para funcionar normalmente. Os canais semicirculares, também chamados de labirinto, são preenchidos por líquido e não participam do processo de audição. Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo. Assim, nos possibilitando a andar, pular, correr, etc.

O equilíbrio corporal depende de um delicado controlo efectuado pelo sistema nervoso central sobre o estado dos músculos e das articulações, de tal forma que o corpo possa manter-se em determinadas posições estáticas sem ceder à força da gravidade ou ainda deslocar-se harmoniosamente resistindo à inércia dos movimentos, à força da gravidade, à força centrífuga, etc. Trata-se de um controlo inconsciente, mas constante e dinâmico, excepto quando estamos deitados, pois para não cairmos é necessário que se mantenha sempre uma certa tensão muscular, que uns músculos estejam mais contraídos e outros mais relaxados, que ao efectuarmos cada movimento sejam feitos os ajustes adequados dessa tensão. Trata-se de algo fundamental, tendo em conta que o ser humano, ao contrário da grande maioria dos animais terrestres, utiliza apenas dois membros para andar - por isso, para conservar o equilíbrio, é preciso que as forças produzidas pelos músculos se equilibrem continuamente, que a sua acção seja de tal forma coordenada que enquanto uns se contraem, outros se relaxem.

Para poder ordenar os devidos ajustes, o sistema nervoso central deve contar permanentemente com a informação precisa sobre a posição de cada uma das partes do nosso corpo. Esta informação provém de várias fontes. Por um lado, os receptores sensitivos localizados na pele e mais profundamente, sobretudo nas articulações, proporcionam ao encéfalo, através dos nervos, uma valiosa informação sobre a situação do corpo no espaço e sobre a posição relativa de todas as partes do corpo. Por outro lado, a visão proporciona uma ideia global da situação do corpo relativamente ao espaço envolvente e pontos de referência de grande importância. Por último, tão valiosas como as anteriores informações são as que oferece o aparelho vestibular do ouvido interno sobre a posição e os movimentos da cabeça.

Toda a informação chega de forma constante ao encéfalo, em especial aos centros nervosos localizados no tronco cerebral e no cerebelo, onde é analisada automaticamente para que, a seguir, surjam as ordens correspondentes para os diversos músculos corporais, de modo a relaxarem ou contraírem, dependendo das necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com