TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Reativa

Trabalho Escolar: Formação Reativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

Formação Reativa

Para Freud a formação reativa é uma forma de defesa contra impulsos que são inaceitáveis para o ego, diante de desejos inconscientes e tendências inaceitáveis para o indivíduo.

Fenichel (1897-1946) define as reações reativas como tentativas evidentes de negar ou suprimir alguns impulsos, ou de defender a pessoa contra um perigo pulsional. São atitudes opostas secundárias.

Bergeret (1751-1813) fala que a formação reativa tem um aspecto funcional e utilitário, contribuindo para a adaptação do sujeito à realidade ambiente. Pois a formação reativa se forma em proveito de valores postos em destaque pelos contextos históricos, sociais e culturais, e em detrimento das necessidades pulsionais frustadas, agressivas ou sexuais diretas, ao mesmo tempo que procura direciona-las de maneira indireta.

Existem mecanismos de defesa que são intermediários entre o recalque e a formação reativa.Por exemplo a mãe histérica que o odeia o seu filho é capaz de desenvolver uma afeição aparentemente extrema por ele, a fim de assegurar a repressão de seu ódio, essa solicitude ou beatude permanece limitada a um detereminado objeto. É um dos primeiros mecanismos de defesa e um dos mais frágeis. A pessoa desenvolve atitudes e modelos de comportamentos que estão diretamente opostos aos impulsos subjacentes e que foram recalcados. Trata-se de uma inversão clara e que geralmente não tem consciência do verdadeiro desejo sentido. As crianças que não entendem o que é a reação do seu corpo ao desejo por outro, e reprimem o pensamento por não entendê-lo ou por sentir vergonha, ou por qualquer outra pessoa que passou sua vida presa a certas regras e convenções e quando tem um pensamento, uma vontade, que foge a esses conceito, sente-se errado, imoral, e exclui esses desejos de sua mente, buscando a paz em sua consciência.

Muitas atitudes neuróticas são tentativas evidentes de negar ou reprimir alguns impulsos ou de defender a pessoas contra um perigo instintivo. São atitudes tolhidas, rígidas, que obstam a expressão de impulsos contrários, os quais, no entanto, de vez em quando, irrompem por diversos modos. Átras dessa reação de oposição, podemos sofrer efeitos colaterais, como a física explica, para toda ação, existe uma reação contrária, e esses efeitos contrários podem prejudicar nossas relações sociais, ou pior que isso pode prejudicar a nossa reação conosco mesmo. As principais características reveladoras de formação reativa são o seu excesso, a sua rigidez, a sua compulsividade, constrangimentos e a sua extravagância. O impulso sendo negado, necessita de cada vez mais ocultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com