TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Reticular

Ensaios: Formação Reticular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Formação Reticular

Caracteriza-se formação reticular a uma associação mais ou menos difusa de neurônios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas que ocupa parte do tronco encefálico. A formação reticular tem uma estrutura que não é equivalente exatamente a da substancia branca ou cinzenta, sendo, de certo modo, intermediaria entre elas. Trata-se de uma região muito antiga do sistema nervoso, que, embora pertencendo basicamente ao tronco encefálico, se estende um pouco ao diencéfalo e aos níveis mais altos da medula, onde ocupa pequena área do funículo lateral. No tronco encefálico, ocupa uma grande área, preenchendo todo um espaço que não é preenchido pelos tractos, fascículos e núcleos do funículo lateral.

Defini-se substância cinzenta como tecido nervoso constituído predominamente de corpos celulares e substância branca como o tecido formado pelos prolongamentos desses corpos. Estende-se um pouco ao diencéfalo e aos níveis mais altos da Medula Espinhal. A formação reticular tem uma estrutura intermediária entre substância reticular constituída por grupos de neurônios e axônios grandes com vários tipos de neurotransmissores. É dividida em três colunas: mediana, media e lateral. Seus corpos celulares influenciam em diversas sensações somáticas, viscerais, no sistema nervoso autônomo e sistema endócrino.

A Formação Reticular não tem estrutura homogênea, podendo-se delimitar grupos mais ou menos bem definidos de neurônios, que consistem os núcleos da formação reticular que são: Núcleos de Rafe; Lócus Ceruleus; Substância Cinzenta Periquedutal; Área Tegmentar Ventral. Possui amplas e variadas conexões, alem de receber impulsos que entram pelos nervos cranianos elas mantém relações nos dois sentidos com o cérebro, cerebelo e a medula. Sua principal função é ativar o córtex cerebral, como também o controle eferente da sensibilidade, controle da motrocidade somática, controle do sistema nervoso autônomo, controle neuroendócrino, controle da respiração, controle vasomotor.

Destacando-se duas funções, o controle da atividade elétrica cortical e regulação do sono, a formação reticular é capaz de ativar o córtex cerebral a partir do sistema ativador reticular ascendente. A ação se faz através de conexões da formação reticular com os núcleos inespecíficos do tálamo. A formação Reticular contém mecanismo capazes de regular o sono de maneira ativa. Outra função destacada, é o controle do sistema nervoso autônomo, o sistema límbico e o hipotálamo são os dois centros supra-segmentares mais importantes para o controle do sistema autônomo e tem projeções para a formação reticular, a qual por sua vez, liga-se a neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso autônomo, estabelecendo assim o principal mecanismo de controle da formação reticular sobre esse sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com