TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fuga Das Galinhas

Artigo: Fuga Das Galinhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

I – RELATÓRIO A FUGA DAS GALINHAS 3

II – FORMAS DE LIDERANÇA 5

CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

APRESENTAÇÃO

O objetivo deste trabalho é retratar o cotidiano das empresas e seus desafios organizacionais tanto em termos de gestão de pessoas, quanto em termos administrativos e fatores ligados ao empreendedorismo.

Muitas empresas passam por esta situação quanto à questão produtividade e inovação do mercado.

O comportamento da galinha Ginger, mesmo não tendo uma visão ampla do processo, é muito inteligente, pois observa todos os detalhes que ocorriam na granja, assumindo assim o papel de líder de seu plano de fuga.

I – RELATÓRIO A FUGA DAS GALINHAS

O Filme Fuga das Galinhas (Chicken Run), dirigido por Peter Lord e Nick Park no ano 2000 é um filme de animação, voltado para crianças.

Quando assistimos ao filme, nosso grupo teve a percepção de que não se tratava apenas um filme infantil e sim de um filme muito mais complexo do que se parece, voltando-se para as questões empresariais, mais especificamente, a área estratégica.

No âmbito estratégico, o primeiro aspecto que encontramos no filme foi o de liderança, quando a galinha Ginger se coloca à frente do grupo de galináceos, conduzindo-o a um objetivo em comum: fugir do galinheiro.

Podemos observar claramente os quatro pontos de liderança:

1) Comprometimento: ela sempre se mostra comprometida em alcançar seu sonho com perseverança, mesmo sendo continuadamente apanhada pelo Sr. Tweedy e seus cães;

2) Flexibilidade: ela sempre ouve as diversas opiniões de suas companheiras, não as forçando a executar nenhuma ação, e sim argumentando e mostrando as possibilidades;

3) Esforço Integrado: sempre ouve as outras, discutem suas idéias e criam em conjunto novas estratégias de fuga;

4) Otimização de Recursos: sempre segue as regras e preceitos do galinheiro, respeitando os demais.

Também se observa no filme a questão da produtividade empresarial, onde as galinhas que não botavam ovos iam para degola, fazendo uma pequena síntese de como acontece no mundo empresarial, pois quem não gera resultados, acaba sofrendo as consequências.

É notável a visão empreendedora da dona da granja, onde ao ver uma nova oportunidade de mercado, mais abrangente do que a anterior, adota a nova possibilidade de empreendedorismo, sempre visando à lucratividade.

Porém, ela comete um erro fatal que coloca todo seu negócio a perder: subestimar a inteligência do concorrente, no caso a organização das galinhas. Por mais que julguemos nossos concorrentes incapacitados e fracos, devemos ficar sempre atentos aos passos dos mesmos para que não sejamos surpreendidos e levados à derrota, ou seja, não subestimar os concorrentes é um dos pontos cruciais da administração estratégia.

No decorrer do longa, podemos observar que após tantas tentativas frustradas, bem como a desilusão criada após descobrirem que o galo picareta Rocky estava mentindo a respeito do voo, as galinhas começaram a desanimar, levando-as ao condicionamento de não se arriscarem e se conformarem com a condição de inferioridade, situação com a qual podemos equiparar à barreiras internas que impedem nosso crescimento profissional e pessoal.

Nesse momento, mais uma vez entra a liderança da galinha Ginger que motiva seu grupo o levando adiante, até que em um ponto do filme ela confirma ainda mais sua aptidão para liderança, mostrando dessa vez de forma clara e grandiosa sua visão metodológica e sistêmica, ou seja, prestando atenção em todos os detalhes e procurando ajudar a todos de várias maneiras.

Observamos essa visão no momento em que o galo Fowler mostra sua insígnia da aeronáutica e ela tem uma ideia, a do avião. Nesse momento percebemos toda sua influencia sobre as demais, apresentando sua nova estratégia e dividindo as companheiras por tarefas.

Fica claro o espírito de equipe, onde cada grupo realiza sua função: engenharia, fabricação, conselheiro chefe de aviação, etc...

Equivale a uma empresa dividida em setores, cada um com sua função e dependendo um do outro para o sucesso, para a realização do bem comum de uma organização, a setorização.

Após o trabalho em equipe para alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com