TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genio Indomável

Exames: Genio Indomável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

Fazendo uma interpretação do filme "gênio indomável" pude observar alguns aspectos ligados a nossa matéria ou seja: Teorias Existenciais humanista. Pude observar que no filme havia um jovem muito inteligente, órfão, bem agressivo e que apresentava uma conduta social bastante impropria; por determinação legal ele precisa fazer um acompanhamento psicológico passa vários analistas, porém sem resultado, isto porque ele debocha de todos eles e não leva a sério as analises que era submetido. até se encontrar com psicólogo da área humanista, para mim fica bem claro em uma das cenas do filme, em que ele dando aula em uma universidade diz: "seduzem os clientes enquanto estão vulneráveis e a confiança é o fator essencial para a terapia". Li isso em algum lugar que não me recordo, mais veio de imediato em minha mente, o termo cliente é exclusivo da psicologia humanista com isso pode-se dizer que ele seja desta área. O Psicólogo vê este rapaz como uma pessoa que precisa ser ajudada, que precisa se encontrar enquanto pessoa. Outra parte interessante no filme foi quando o rapaz observou uma pintura de seu psicólogo e pode fazer uma interpretação dela ou seja: Era um barco, triste e solitário no oceano que representava a solidão e a perda de uma pessoa muito querida, acredito que era sua esposa, neste momento o psicólogo não gostou desta invasão e agarra o garoto pelo pescoço e o coloca na parede. Percebi que o psicólogo naquele momento entrou em conflito, mas nem por isso ele abandonou seu paciente. Já que havia acontecido este fato o psicólogo faz o mesmo com o rapaz e entra na sua intimidade com a seguinte pergunta: "você tem medo de dizer quem realmente você é?". Percebi que o rapaz tem uma reação que interpretei como adversa não sei se este é o termo, e com isso o seu psicólogo pode observar que ele tem um conflito entre o “eu” e o “eu ideal” o que pode dar significado no seu comportamento. Isso mostra que ele tinha a necessidade de chamar a atenção, necessidade de aprovação, amor, simpatia. Tudo isto o garoto necessitava e por isso apresentava-se de maneira Anti-Social.

É interessante perceber que no filme o psicólogo consegue ganhar a confiança de seu paciente, fazendo com que aos poucos o garoto aprenda a confiar nele.

O psicólogo, diz que para ele ter confiança nele mesmo, ele precisa experimentar certos sentimentos que até então havia percebido e que estava negando, Posso até citar o caso de sua namorada onde ele deveria ou precisaria assumir seus sentimentos para com ela. Esta situação fez com que ele pudesse ultrapassar as suas experiências que eram negadas o tempo todo e com isso evoluir para um estado de acordo interno que consiste na harmonia do seu "eu" com o "eu ideal". Pude perceber que o garoto não tinha mais tanta tensão em suas conversas diminuindo assim sua vulnerabilidade que consistia no comportamento anti-social e negativa visão de futuro. Com ajuda do seu psicólogo ele pode aos poucos passa a ter uma consideração positiva a respeito de si mesmo, podendo também controlar e dirigir seu comportamento.

É por isso que faço a co-relação do filme com a nossa matéria de teorias existenciais Humanistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com