TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pesspas

Trabalho Universitário: Gestão De Pesspas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

2.1 - Planejamento estratégico 4

2.1.1 - Desenho de cargos 5

2.1.1.1 - Processo de Recrutamento e seleção 6

2.1.1.1.1 - Políticas de remuneração e benefícios.......................................................6

2.1.1.1.1.1 - Treinamento e desenvolvimento..............................................................7

2.1.1.1.1.1.1 - Responsabilidade Social e Ambiental...................................................8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos sobre a Gestão de Pessoas na atualidade, suas conquistas, realizações, inovações, como selecionar um candidato á altura da vaga, benefícios e remunerações.

Também conheceremos um pouco sobre uma grande empresa que é líder no reparo de turbinas aeronáuticas, seu processo de seleção de pessoal, suas principais políticas, seu marketing e responsabilidades sociais.

2 - DESENVOLVIMENTO

Todas organizações possuem objetivos e estratégias de negócios. E a Ge Celma não é diferente. Os seus objetivos determinam suas estruturas e oferece a seus membros: autonomia, oportunidades e recompensas. Dando aos seus colaboradores a oportunidade de evoluir e crescer.

A Ge Celma busca o potencial de cada colaborar e cria meios para que este potencial se desenvolva e traga resultados positivos.

2.1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejar faz parte da vida de um gestor, administrador, e por em prática é questão de honra para um bom gestor. Hoje as organizações competem conforme as demandas, e as exigências se originam a partir da interação com o ambiente de trabalho e a necessidade de agir ou reagir no meio em que se inserem. O administrador deve desenvolver ferramentas gerenciais muito simples para garantir o contato permanente com a base (do nível operacional ao gerencial) o que significa uma abrangência de 360o graus. Implantei há muitos anos um processo ao qual chamo “Canal Aberto”. É muito simples. Vou às oficinas ou ao local de trabalho de cada uma das equipes. Gosto de estar onde cada um trabalha. Toda semana faço no mínimo uma sessão de “Canal Aberto”: marco um horário, saio de minha sala, vou a uma determinada seção, converso com todos daquela seção, todos em pé, durante uma hora; abro a conversa falando sobre a situação da empresa, o que está bom, o que está ruim, os desafios, as oportunidades. Mas essa parte só dura cinco minutos. Os 55 minutos restantes são abertos a cada um colocar suas sugestões e perguntas sobre qualquer assunto da empresa. Marcelo Soares - Diretor Presidente da GE Celma.

Uma organização sofre constantes mudanças devido a competitividade dos mercados. A Ge Celma de olho nesses novos horizontes, exige uma nova postura em relação aos clientes e fornecedores, a tecnologia avança velozmente e surgem novos modelos de administrar. Hoje a inovação é capaz de reduzir custos e receitas. Então surge a necessidade de se trabalhar com a diversidade, novos aprendizados, uma resposta rápida as mudanças ambientais e do fluxo de informação.

2.1.1 - Desenho de cargos

Primeiramente vamos definir o que é cargo: conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que tem responsabilidades especóficas a serem praticadas pelo ocupante.

A política de gestão de pessoas da Ge Celma baseia-se no recursos humanos que atua em parceria com as demais lideranças da empresa e assim definem a estratégia de crescimento do negócio. Para isso o RH envolve todos da organização no desenho de plano de cargos:

É através da análise, avaliação e da descrição de cargos que as demais áreas irão se desenvolver e operacionar suas atividades essenciais.

O primeiro passo para se implementar um programa de cargo é o planejamento para a elaboração do plano, depois vem a análise e descrição dos cargos, fornecendo subsídios aos participantes de implantação do plano de cargos, visando elaborar a estrutura e política salarial que completarão o programa. Mas a implantação requer a cooperação dos gestores pois eles são os responsáveis pela produtividade e motivação da equipe.

2.1.1.1 - Processo de Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção busca atrair candidatos qualificados, de acordo com o processo de seleção, já que as pessoas é o bem mais precioso de uma organização o recrutamento é uma das ferramentas eficazes para atrair talentos e obter sucesso no preenchimento das vagas.

O processo seletivo da Ge Celma varia de acordo com a vaga em questão. Os candidatos são entrevistados pelo setor de recursos humanos e pelo setor requisitante. São utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos. A Ge Celma sempre que possível privilegia o desenvolvimento interno de seus colaboradores. As vagas são divulgadas internamente no quadro de aviso e também através de email corporativo. Eles também acessam o site da Ge onde tem um link que candidatos que tem interesse em uma carreira na organização podem cadastrar seu currículum.

2.1.1.1.1 - Políticas Remuneração e benefícios

A remuneração de uma organização traduz sua cultura organizacional e o tipo de mão de obra que busca no mercado para ocupar os cargos disponíveis na organização. É uma contraprestação paga pelo empregador ao empregado por seus serviços prestados. A remuneração incluiu todas as formas de pagamentos e recompensas aos funcionários por realizar suas atividades e desempenho no seu trabalho.

A Ge Celma trabalha com remuneração fixa e variável, exemplos:

-remuneração variável: participação nos resultados, ou seja, no lucro, o bônus, horas extras, gratificações e comissões.

-remuneração fixa: é chamada de salário base, é o valor mínimo que o funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com