TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Mudança

Exam: Gestão da Mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Exam  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

1. Leia com atenção os três textos dos autores Paulo Freire, Maslow e Nassim Taleb.

2. Produza um texto – no máximo uma lauda – fazendo considerações sobre as afirmações dos autores e sua relação com o tema MUDANÇA PESSOAL.

O autor Nassim Taleb, enfatiza que as pessoas do Antigo Mundo estavam convencidas de que todos os cisnes são brancos, ou seja, há uma limitação severa no aprendizado por meio de observações ou experiências e a fragilidade de nosso conhecimento.

E então, ao se deparar com o primeiro cisne negro, pode invalidar uma afirmação originada pela existência de milhões de cisnes brancos. Um pequeno número de cisnes negros explica quase tudo no mundo, do sucesso de idéias e de religiões às dinâmicas de eventos históricos e elementos de nossas vidas pessoais. Ou seja o cisne negro é um outlier, pois está fora do âmbito das expectativas comuns, já que nada no passado pode apontar convincentemente para a sua possibilidade, também exerce um impacto extremo e a natureza humana faz com que desenvolvemos explicações para sua ocorrência após o evento, tornando-o explicável e previsível.

Tal combinação de baixa previsibilidade e grande impacto transforma o cisne negro em um grande quebra-cabeça, acrescentando a isto, o fato de tendermos a agir como se ele não existisse.

Enfim, é notório nossa cegueira em relação à aleatoriedade, particularmente aos grandes desvios. A lógica do cisne negro torna o que você não sabe mais relevante do que aquilo que você sabe.

A incapacidade de se prever outliers implica a incapacidade de se prever o curso da história, dada a participação de tais eventos na dinâmica dos acontecimentos. No entanto agimos como se fôssemos capazes de prever eventos históricos, ou, ainda pior, como se fôssemos capazes de mudar o curso da história.

Como os cisnes negros são imprevisíveis, precisamos nos ajustar à sua existência. Existem muitas coisas que podemos fazer se nos concentrarmos no anticonhecimento ou no que não sabemos. Entre muitos outros benefícios, você pode se preparar para colecionar cisnes negros maximizando a exposição a eles. Na verdade, em alguns campos, o desconhecido oferece uma recompensa desproporcional, já que tipicamente, tem-se pouco a perder e muito a ganhar com um evento raro. Veremos que, contrário à sabedoria das ciências sociais, quase nenhuma descoberta, nenhuma tecnologia importante, foi fruto de planejamentos – foram apenas cisnes negros. Portanto a estratégia é experimentar o máximo possível e tênar colecionar o maior número de oportunidades de Cisnes Negros.

A incapacidade de se fazer previsões em ambientes sujeitos a mudança, aliada à ausência geral de consciência dessa condição, significa que certos profissionais, apesar de ser experts, na verdade não o são.

De acordo com Paulo Freire “o mundo não é, o mundo está sendo”. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito das ocorrências. No mundo da história, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar”.

E conforme mencionado por Maslow,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com