TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo Henri Wallon X Jean Piaget

Artigos Científicos: Comparativo Henri Wallon X Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTDO DA BAHIA – UNEB

GALBINETE DA REITORIA

GESTÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RESOLUÇÃO Nº 709/2009 – DOE DE 21/07/2009

Curso: Licenciatura em Ciências da Computação

Disciplina: Psicologia da Educação

Data: 26/07/2012

Pólo: LAURO DE FREITAS Grupo: G3

Comparativo Henri Wallon X Jean Piaget

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja, a criança reconstrói suas ações e ideias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Para ele, a criança constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo.

Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irão organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual, as ideias, pessoas, costumes são incorporadas à atividade do sujeito. A criança aprende a língua e assimila tudo o que ouve, transformando isso em conhecimento seu. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos, ou seja, a criança que ouve e começa a balbuciar em resposta à conversa ao seu redor gradualmente acomoda os sons que emite àqueles que ouvem, passando a falar de forma compreensível.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON

Nasceu na França em 1879. Antes de chegar à psicologia passou pela filosofia e medicina e ao longo de sua carreira foi cada vez mais explícita a aproximação com a educação. Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando-se em 1908.

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

Segundo GALVÃO (2000), Wallon argumenta que as trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo subjetivo", por pelo menos três anos. Durante esse período, de completa indiferenciação entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão das coisas dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos formato e expressão.

Antes do surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos com significado, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva. Estes processos comunicativo-expressivos acontecem em trocas sociais como a imitação. Imitando, a criança desdobra, lentamente, a nova capacidade que está a construir (pela participação do outro ela se diferenciará dos outros) formando sua subjetividade. Pela imitação, a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros constituindo-se em sujeito próprio.

Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da ideia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos. A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso.

Wallon tinha grande conhecimento das teorias de Piaget e Freud. Diferenciava-se de Piaget porque tinha a pretensão de “realizar uma psicogênese da pessoa e Piaget uma psicogênese da inteligência”.

QUADRO COMPARATIVO PIAGET X WALLON

Henri Wallon(1879-1962) Jean Piaget(1896-1980)

1º Impulsivo Emocional

Funções Fisiológicas

-Interação com o meio: afetiva-compensação pela inaptidão para agir sobre a realidade exterior.

-Participação total; absorção do outro: fecunda.

-Predomínio afetivo. Sensório-Motor

1. Reflexo (0 a 1 mês)

2. Reação circular primária (1 a 4 meses)-primeiras adaptações; curiosidade e imitação; primeiras noções de realidade.

3. Reações circulares secundárias (quatro a8 anos)-início das adaptações intencionais.

4. Coordenação dos esquemas secundários-aquisição de comportamento instrumental e busca ativa de objeto; originalidade; assimilação generalizadora.

5. Reações circulares terciárias e a descoberta de novos meios (12 a 19 meses)-imitações novas

6. Início do simbolismo (18 a 2 anos)-representação interna de ações no mundo externo; transição para o pré-operacional; início da linguagem; símbolos mentais e palavras para referir-se a objetos ausentes, rudimentos de pensamento.

2º Sensório-Motor/Projetivo (até o terceiro ano de vida)

-Marcha-=exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com