TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo De Reflexão

Trabalho Universitário: Grupo De Reflexão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento de grupos de reflexão com pacientes na área de saúde mental e trabalho aos servidores municipais atendidos pelo Programa Saúde do Trabalhador será pautado no referencial teórico-metodológico dos grupos com finalidades operativas, isto é, aqueles realizados com objetivo de esclarecer temas, situações, tarefas, e proporcionar algum aprendizado que favoreça o progresso das pessoas envolvidas, individualmente ou como equipe de trabalho.

A cada encontro o grupo definirá a tarefa em torno da qual passarão a ser trabalhados os conteúdos emergentes (as experiências de seus membros, suas crenças, valores, as vivências do processo de readaptação funcional e sofrimento psíquico, a vivência de suas limitações, processos de resistência ao tratamento, mecanismo defensivos utilizados, medos, ansiedades, somatizações, etc).

Serão utilizados como instrumentos facilitadores para o trabalho grupal jogos espontâneo-criativos, dinâmicas de grupo, dramatizações de situações laborativas, textos de reflexão, vídeos, palestras e relaxamento.

Os grupos serão compostos por servidores tanto do sexo feminino como do masculino, com atividades profissionais e doenças relacionadas ao trabalho.

Quanto a freqüência das reuniões ocorrerão semanalmente, com um número de 15(quinze\) participantes, previamente escritos

A composição da equipe em cada grupo compreende: um profissional fixo, que é a psicóloga, e um componente variável, que pode ser um técnico integrante do PST ou um profissional convidado.

O instrumento de avaliação será aplicado no inicio da formação do grupo para observar quais as demandas, dificuldades e necessidades dos referidos participantes, quais as suas expectativas e motivações para ingressarem no grupo de reflexão.

A avaliação final dos efeitos destes grupos será obtida por meio dos relatos

dos trabalhadores todo bimestre, das recidivas ou não de afastamentos, freqüências ao grupo, sigilo ao que foi tratado nele, das mudanças percebidas durante o processo grupal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com