TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Focal

Dissertações: Grupo Focal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

O referido texto vem tratar a respeito das técnicas de coletas de dados que são utilizadas nas pesquisas qualitativas. O texto nos menciona que desde a década de 50 que os grupos focais, também conhecidos como entrevistas de grupo focal, e empregada nas pesquisas mercadológicas. Mas foi na década de 80 que pesquisador de outras áreas como as Ciências Medica, Ciências Sociais, Ciências da Informação e Ergonomia tiveram interesse no estudo dos grupos focais.

Durante a leitura, identifiquei que a autora nos fala acerca das pesquisas e que elas são subdivididas em dois tipos: a pesquisa qualitativa (usada para medidas quantificáveis, variáveis e inferências de amostras de população) e a pesquisa quantitativa (usada para examinar aspectos profundos e subjetivos do tema que será estudado). Dessa forma, para que possamos aprender os métodos qualitativos, temos que aprender a observar, registrar e analisar as interações entre pessoas e sistemas.

Vemos no texto que os métodos qualitativos, utilizados entre pesquisador e entrevistador, tem um relacionamento mais longo e também flexível, além desses métodos serem mais menos estruturados. A diferença entre os métodos qualitativos e o método quantitativo e que os métodos quantitativos lidam com informações subjetivas, amplas e com maiores riquezas de detalhes. A autora vai nos mostrar os métodos qualitativos podem ser divido em três categorias:

1 - Abordagem Exploratória: e quando o pesquisador tem interesse em testar aspectos operacionais de uma pesquisa qualitativa e seus objetivos e estimular o próprio pensamento cientifico. Pode ser utilizada em pesquisa cientifica e tem-se utilizado nas pesquisas de opinião e mercadológicas; 2 - Abordagem Fenomenológica: vai colocar o pesquisador em um ambiente que não lhe e familiar, para que possa experimentar a realidade da população a ser pesquisada, conseguindo subsídios mais consistentes para a sua pesquisa; 3 - Abordagem Clinica: não e considerada por alguns autores como método cientifico, pois lida com sentimentos e sensações que não podem ser percebidos através de pesquisas estruturados.

O referido texto vai nos dizer também acerca das técnicas mais utilizadas nas pesquisas qualitativas, sendo elas as entrevistas não direcionadas e semiestruturadas (são entrevistas individuais que se diferenciam pelo menor ou maior grau de intervenção e direcionamento do entrevistador. Podem ser utilizadas em pesquisas qualitativas exploratórias, fenomenológicas e clinicas), técnicas projetivas (o pesquisador ira apresentar um estimulo ambíguo aos entrevistados e ira observar suas reações com relação ao estimulo apresentado. E bastante utilizado em psicoterapias para traçar o perfil psicológico do paciente. Pode ser utilizada em pesquisas e exploratórias e abordagem clinica da pesquisa qualitativa) e os grupos focais (são pequenos grupos de pessoas que são reunidos para que se possam avaliar conceitos e também identificar problemas. Pode ser utilizado por qualquer tipo de abordagem).

O grupo focal tem como objetivo a identificação de percepções, sentimentos, atitudes e ideias de cada um dos participantes acerca de um determinado assunto imposto, e, além disso, seus objetivos específicos irão variar de acordo com a abordagem de pesquisa. Seu significado vai variar de abordagem para abordagem. O numero de participante varia entre seis e dez pessoas, que são selecionadas de acordo como assunto a ser discutido, e dessa forma, proporcionar uma participação efetiva para todos do grupo. O grupo tem duração de duas horas, conduzida por um moderador que usa a dinâmica de grupo par compreensão dos sentimentos expressos pelos participantes do grupo. Deve ser feito um bom planejamento do que será discutido no grupo e quais os objetivos da pesquisa. O moderador tem a função de direcionar o tem grupo caso haja desvio do tem a ser pesquisado.

A primeira etapa do grupo focal e traçar um planejamento e definir o objetivo da pesquisa. E nessa fase que o moderador e selecionado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com