TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo dependencia

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Grupo de Dependência



Suposto básico de luta e fuga: O inconsciente do grupo está dominado por ansiedades paranóides e, por essa razão, o grupo pode tomar dois posicionamentos: adotar uma postura defensiva e lutar com uma franca rejeição contra qualquer situação nova de dificuldade psicológica ou fugir, criando um inimigo externo, ao qual atribuem todos os males, e por isso, ficam unidos contra esse inimigo comum. O líder requerido por esse tipo de suposto básico grupal deverá ter características paranóides e tirânicas. 

 O suposto básico de acasalamento consiste no fato de que o grupo espera um redentor de todos. As esperanças messiânicas do grupo são depositadas em uma pessoa, uma idéia ou um acontecimento virá salvá-los e fazer desaparecer as dificuldades.

Suposto básico de dependência: O grupo necessita e elege um grupo de características carismáticas para receber proteção, segurança e alimentação material ou espiritual. Os vínculos com o líder tendem a adquirir uma natureza parasitária ou simbiótica, mais voltado para um mundo ilusório. 

Médico e Paciente:

O médico tem a vantagem de sua posição para não estabelecer regras de procedimento e não adiantar qualquer agenda. O grupo fica com receio que chamamos de manifestações de grupo. O grupo entende que sua estrutura se baseia em suposições básicas.

O grupo concentra primeiramente em estabelecer a ideia de medico e paciente e apoiam a visão que são pacientes falando a um medico, dessa maneira cria ele uma sensação de que a situação é familire imutável.

É comum ver o grupo insistir que o medico é a única pessoa a ser considerada e ao mesmo tempo mostrar pelo seu comportamento que não caredita que ele como medico conheça o seu trabalho. Se o medico sente impelido a ajudar a restaurar a estrutura refinada isso mostra que não é apenas o paciente que sente a necessidade de uma situação familiar. A manutenção de uma estrutura refinada achar-se associada ao sentimento de que a estrutura existe apenas precariamente e que pode ser facilmente derrubada. O problema do líder parece ser  maneira de mobilizar emoções associadas com as suposições básicas sem colocar em perigo a estrutura refinada que parece assegurar ao individuo sua liberdade de ser um individuo ao mesmo tempo em que permanece como membro do grupo.

Grupo dependência características:

O grupo de dependência com sua características exaltação de uma pessoa cria dificuldades par o ambicioso ou na verdade para qualquer um que queira obter uma oportunidade de ser ouvido porque isso significa que aos olhos do grupo e de si próprios tais pessoas encontram-se numa posição de rivalidade com o líder; o beneficio não é mais sentido como oriundo do grupo mas somente do seu líder com o resultado de que os indivíduos só acham que estão sendo tratados quando falam com o líder do grupo. Isto conduz a uma vez que se acham associada com a sensação de pedir demais e receber muito pouco – de que estão sendo enganados ou deixados definhar.

O aspecto essencial dos desconfortos nesta espécie de grupo é que eles se originam precisamente da natureza do próprio grupo e este ponto deve ser sempre demonstrado.

Quando uma estrutura dependente é manifestado é muito comum a um individuo chegar com uma experiência mental desagradável sobre a qual deseja falar. A atitude do grupo torna difícil qualquer consideração do seu problema e a frustração dos objetivos do paciente que isto envolve pode parecer um serio defeito nesta técnica de grupo mas ainda uma vez deve ficar estabelecido o fato de que não estamos interessados em fornecer tratamento individual em público mas sim em chamar a atenção para as experiências reais do grupo e neste caso a maneira pela qual o grupo e o individuo tratam com o individuo.

No grupo dependente a fuga fica confinada o grupo a luta ao psiquiatra. O impulso do grupo é afastar se do objeto hostil do psiquiatra aproximar-se dele.

As características desse grupo são imaturidades nas relações individuais e ineficiência. Exceto no líder a temerosidade torna-se a virtude suprema do individuo neste tipo de grupo. A participação neste campo emocional significa uma elevação da capacidade de fuga instantânea assim que qualquer membro do grupo experimente medo.

O grupo frequentemente estrutura-se como um grupo de dependência a fim de evitar experiências emocionais peculiares aos grupos de acasalamento e de luta-fuga. Sob alguns aspectos o grupo de dependência presta-se muito bem para isso porque como sugeri ele pode restringir-se a experiência da fuga deixando o analista experimentar se quiser o que significa dirigir –se aos problemas de que o grupo esta fugindo. Esta relação simbiótica entre o grupo e eu mesmo – o psiquiatra- serve para proteger os membros do grupo da experiência de certos aspectos da vida de grupo para os quais não se sentem preparados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (876.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com