TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guareschi em Psicologia Social Contemporânea

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo de Pedrinho A. Guareschi em Psicologia Social Contemporânea, editado por Jacques et al. em 1998 é chamado de "Ideologia" (Ideologia).

Neste capítulo, Guareschi explora o conceito de ideologia e seu papel na formação da realidade social. Ele começa definindo ideologia como um conjunto de ideias, crenças, valores e práticas que refletem e reproduzem os interesses de um grupo ou classe especial. Ele argumenta que a ideologia não é neutra nem objetiva, mas reflete as relações de poder e os interesses de seus produtores.

Guareschi então discute as maneiras pelas quais a ideologia funciona para moldar a realidade social. Ele descreve a transmissão de ideologia através de várias instituições culturais, como escolas, mídia e instituições religiosas, e como isso afeta as crenças, atitudes e comportamentos das pessoas. Ele também aponta que a ideologia opera tanto em um nível consciente quanto inconsciente, e que os indivíduos podem internalizar e repetir suas crenças ideológicas sem perceber.

Finalmente, Guareschi discute o papel da psicologia social na análise e crítica da ideologia. Ele argumenta que os psicólogos sociais devem estar cientes das maneiras pelas quais a ideologia molda sua pesquisa e desafia e critica as crenças ideológicas dominantes.

No geral, o capítulo de Guareschi oferece uma visão abrangente do conceito de ideologia e seu papel na formação da realidade social. Isso destaca a importância de entender como a ideologia funciona para promover práticas sociais mais críticas e reflexivas.

O livro "Ideologia", de Pedrinho A. Guareschi, aborda o tema da Ideologia e sua influência na sociedade e nas relações sociais. O autor destaca a importância da compreensão crítica da realidade para a emancipação dos indivíduos e examina o papel da ideologia nas esferas da política, religião, cultura e educação. Guareschi também apresenta diferentes abordagens teóricas da ideologia, com uma visão crítica sobre a ideologia dominante e a importância da consciência crítica para a transformação social. O livro é indicado para aqueles que desejam entender melhor os mecanismos de poder que permeiam as relações sociais contemporâneas.

Pedrinho A. Guareschi discute em seu livro "Ideologia" os mecanismos de poder que permeiam as relações sociais contemporâneas. Para o autor, a ideologia é um desses mecanismos, pois é um conjunto de ideias, valores e crenças que servem para manter a ordem social existente e legitimar as relações de poder estabelecidas. Além da ideologia, outros mecanismos de poder incluem a violência, a repressão e a manipulação da informação. A violência e a repressão são utilizadas pelos grupos dominantes para manter a ordem social, enquanto a manipulação da informação é uma forma de controlar as percepções e opiniões das pessoas.

Guareschi destaca que a consciência crítica é fundamental para a transformação social e a superação dos mecanismos de poder que permeiam as relações sociais contemporâneas. É necessário que as pessoas sejam capazes de questionar as ideias e valores dominantes, de reconhecer a existência dos mecanismos de poder e de buscar alternativas para transformar a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com