TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Questôes Com Base no texto “O que é mesmo Psicologia Social? Uma Perspectiva Crítica de sua história e seu estado hoje”, Pedrinho Guareschi (2000)

Por:   •  6/4/2021  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO DE QUESTÕES

1)Com base no texto “O que é mesmo Psicologia Social? Uma Perspectiva Crítica de sua história e seu estado hoje”, Pedrinho Guareschi (2000) discorra de forma sucinta, sobre os principais momentos da construção da 1° Fase da Psicologia Social, esclarecendo quais eram os embasamentos filosóficos que sustentavam a Psicologia Social Norte Americana.

Os dois momentos que estiveram presentes na origem da psicologia e influenciaram em no seu desenvolvimento foram: o materialismo cientificista e a influência do individualismo cartesiano.

Materialismo Cientificista: A psicologia social começou dentro da modernidade com pressupostos metafísicos, epistemológicos e éticos. Conte, Durkhein e outros sociólogos mostraram que o social era uma “coisa” como qualquer outra e que a sociedade era um sistema fechado, governado por leis determinantes e determinadas. Wundt colocou o ser humano em laboratório para descobrir essas leis implícitas. Robert Farr fazia uma crítica de como a ideia parcial de ciência foi passada para a psicologia social, ele diz que Wundt deixou de herança uma psicologia experimental que não era social enquanto para Watson só valia o observável, o externo e o material ele queria se livrar da introspecção. Descartes tentou se livrar do psíquico separando o humano em duas partes: a ciência que se ocuparia apenas do material, do biológico e a filosofia imaterial. Mead dizia que a mente é um fenômeno puramente natural e Watson que a mente é um fenômeno sobrenatural. Para o materialismo cientificista não existe nada além da matéria e do biológico e na Europa se fundamentava num pressuposto ontológico e epistemológico do materialismo e pelo positivismo.

Individualismo Cartesiano: No final do séc XIX e início do séc XX os pensadores se depararam com uma questão social, que nomearam de coletivo, tendo assim uma dualidade de pensamento, tudo o que era social ou coletivo era considerado ruim, perigoso e irracional. No começo da década de 60, Moscovici fez uma crítica a psicologia social europeia se mostrando insatisfeito sobre se sua tendência individualista pudesse dar conta do “social” e começa a criar sua própria pesquisa sobre Representações Sociais. A psicologia Norte Americana estava mais pautada nos estudos sobre a pessoa e a sua situação social e a Psicologia Europeia estava mais pautada na individualidade de cada ser humano.

2)Bock(2002) em seu capítulo, Psicologia Social, do livro Psicologias, apresenta as categorias estudadas na primeira fase. Apresente e discorra brevemente pelo menos 2 deles.

Os principais conceitos são: percepção social e comunicação; as atitudes; mudanças de atitudes; grupos sociais; processo de socialização e os papéis sociais.

Percepção Social é o modo como percebemos a outra pessoa, é a impressão que temos sobre ela. Por exemplo se virmos uma mulher loira toda de rosa vamos ter a impressão de que ela pode ser burra ou patricinha.

A comunicação é o processo de que envolve a codificação e a decodificação de mensagens, esse processo envolve desenhos, sinais e nem gestos.

3)Quais foram as principais críticas de Moscovici para que se repensasse a Psicologia Social. O que ele criou?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com