TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Para a Psicologia Social

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ

PSICOLOGIA SOCIAL

PROFª  TELMA MARQUES

Diana Rodrigues Quelemente  RA: 8092907932

Suellen da Silva Lira  RA: 8408147083

Gênero

A questão gênero surgiu como uma reflexão para o feminismo, que está constantemente associado aos estudos de gênero. Houve diversos acontecimentos como a Revolução Norte-Americana, quando John Stuart Mill reivindica promessas da Declaração de independência para as mulheres, com a Declaração dos Direitos da Mulher de 1791.

O feminismo levou a aparição de mudanças conceituais importantes no século XIX (trabalho assalariado, autonomia do indivíduo etc.) e a presença das mulheres na cena política.

Para a psicologia social é importante estudar o gênero quando lança o seu olhar para a história, para a sociedade e para a cultura, não conseguindo entender o ser humano separado.

SEXO E GÊNERO

O conceito de gênero tem uma diferença, na lógica uma divisão de dois opostos como: masculino x feminino, macho x fêmea ou homem x mulher.

O ser humano nasce dotado de determinadas características biológicas que se enquadra como um indivíduo do sexo masculino ou feminino; O sexo é definido biologicamente tomando como base a genitália, cromossomos sexuais e hormônios.

Embora a definição do que é ser homem e mulher nos mostra que um indivíduo pode ter outras identidades, que aí apresentam os gêneros diferentes (como transexuais e transgêneros) e que não se encaixam nas categorias padrões.

No entanto, o sexo não determina por si só a identidade de gênero ou a orientação sexual de uma pessoa. A orientação sexual diz a respeito da atração que sentimos por outros indivíduos e geralmente envolvem sentimentos e não apenas o sexo.

As identidades são características fundamentais da experiência humana, pois possibilita aos seres humanos a sua constituição como sujeitos no mundo social. O gênero refere-se à identidade com a qual uma pessoa se identifica ou se autodetermina, o sexo está mais relacionado ao papel que o indivíduo tem na sociedade e como ele se reconhece. Assim essa identidade seria um fenômeno social e não biológica.

Na ciência é preciso tratar os papéis homem-mulher, masculino ou feminino não como uma coisa fixa, mas constantemente mutáveis, fora do padrão de reprodução, sendo possível a pessoa escolher a qual gênero pertence.

A QUESTÃO DA HIERARQUIA DE GÊNERO

Na sociedade patriarca a autoridade social afetiva sobre as mulheres é exercida através dos papéis de pai e de marido, passando as mesmas a serem subordinadas. Sob essas condições patriarcas as mulheres ás vezes exercem autoridade através do papel de mãe.

Essa hierarquia de gênero esta voltada ao sexo masculino como sendo o mais ideológico. Assim o homem fazendo o papel de pai e onde é importante na criação dos filhos. Quando a mulher assume ou tenta assumir esse papel pode causar uma ruptura matema-filial trazendo problemas psicológicos aos filhos.

Existe também a hierarquia social onde vemos uma constante rivalidade entre pessoas pobres e ricas, jovens e idosos, negros e brancos, homens e mulheres, se dividindo em grupos, classes sociais e culturas.

VARIAÇÕES DE GÊNERO ATRAVÉS DA CULTURA

O gênero é estudado em diversas culturas no mundo, e em várias sociedades o gênero é dividido em trabalho, sendo necessário lembrar que existe uma capacidade simbólica como ler, reproduzir e interpretar o significado da questão.

Na psicologia o estudo do gênero é importante para o conhecimento sobre o ser homem e mulher, no qual se compreende as suas diferenças, desigualdades e interações sociais, que influenciam um resultado educativo e ocupacional.

O conceito de gênero deve estar presente na escola, trabalho, família, personalidade, identidade, grupos, sociedade, cultura, isso tudo na psicologia social sendo de extrema importância para a análise e estudos das condições sociais e desigualdade social.

Os estudos transculturais nos mostram então dois aspectos sobre gênero: Gênero não é sexo e gênero fornece a base para a divisão sexual do trabalho em todas as sociedades.

Sendo dividido por gênero incluindo cada um em seu papel escolhido, mas isto não se deve a seu sexo, às vezes se dividindo entre si, havendo também em alguns casos uma visão compartilhada de que mulheres têm menos poder e autonomia.

O QUE É SUBORDINAÇÃO E COMO SE EXPRESSA?

Pode ser definida como uma relativa falta de poder.

No caso de gênero as mulheres são afetadas por baixos salários em relação aos homens, promoções etc. Em algumas culturas as mulheres se casam para poder sobreviver.

A atitude do indivíduo é algo que pesa na questão da subordinação, pois cada pessoa vê de uma forma e algumas já se colocam como subordinados.

Em relação as mulheres não se sabe exatamente quando essa subordinação foi “imposta”, uns acreditam que é cultural, outros universal. Mas o fato é que sempre estará presente nas relações humanas.

TEORIAS SOBRE A HIERARQUIA DE GÊNERO

Existem algumas teorias sobre como se formou essa hierarquia. Seguem exemplos:

- O homem caçador: Que veio de anos atrás no qual as mulheres ficavam cuidando dos filhos enquanto os homens saiam para caçar, dessa forma as mesmas ficavam subordinadas a sobrevivência pelos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com