TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero e a totalidade das atitudes sociais e culturais

Tese: Gênero e a totalidade das atitudes sociais e culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

1) ATIVIDADE ESTRUTURADA:

Gênero e o conjunto de representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos; construção social do masculino e feminino.

Orientação Sexual e atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa sente pela outra. Varia desde a homossexualidade exclusiva até a heterossexualidade exclusiva, passando pelas diversas formas de bissexualidade. Os psicólogos não consideram que a orientação sexual seja uma opção consciente que possa ser modificada por um ato de vontade.

Identidade Sexual e o conjunto de características sexuais que diferenciam cada pessoa das demais e que se expressam pelas preferências sexuais, sentimentos ou atitudes em relação ao sexo. É o sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha a pessoa ao longo da vida. Nem sempre está de acordo com o sexo biológico ou com a genitália da pessoa.

As desigualdades de gênero foram construídas historicamente, em decorrência de um modelo de sociedade, baseado numa forte organização sexual hierárquica, partindo do domínio masculino na esfera familiar, transposta para a esfera pública. Na contraposição dessa organização social, nasce o Feminismo , tendo características de um movimento social e político, com objetivo de igualdade dos sexos.

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.

2) CASO CONCRETO:

1) * Refere-se nas relações sócias desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais.

• E considerada violência do gênero aquela que e exercida de um sexo sore o sexo oposto, que em geral o conceito refere-se a violência contra a mulher que infelizmente e a mais frequente, sendo elas as mais fragilizadas.

• O processo pedagógico que se inicia no nascimento e continua ao longo da vida, reforça a desigualdade entre homem e mulher. As mulheres tem uma criação mais passiva, são incentivadas a serem mais frágeis e sensíveis e dependentes de seus maridos, sendo totalmente subordinadas, já os homens desde pequenos já arecebem uma criação diferente , tendo mais liberdades e assim se dao conta logo cedo que pertence ao grupo que tem poder, o grupo que manda e desmanda. Mais sabemos também que o papel do homem e da mulher e constituído historicamente e culturalmente, podemos mudar conforme a sociedade e o tempo, no enando ainda virmo muitos maridos agredindo suas mulheres, onde as mesmas ainda tem muito medo em fazer sua demuncia.

Questão objetiva:

Letra: D

A orientação sexual se constitui com o desejo sexual de um individuo e a identidade de genero e constituída com as relações sociais, no modo que cada individuo tem o seu papel se definindo como homem (masculino) ou como mulher (feminino).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com