TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO

Tese: HUMANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

WALDOW A enfermagem nasce depois da medicina, o cuidado inclui o sentido de afeição, preocupação responsabilidade pelas pessoas necessitadas

DONAHUE reconhece que a enfermagem como profissão mais velha Estabelecem uma relação na enfermagem entre mulher/mãe e cuidado

O cuidado sempre esteve presente na historia humana, como forma de viver, se relacionar, atividade leiga e religiosa. O cuidado tecnológico esta presente nas civilizações, porém de maneira indiferenciada das praticas de cura, ou seja, medicina.

O cuidar por um período uma característica da enfermagem, hoje, tenta resgatá-lo no seu conhecimento como em sua arte.

ASPECTOS HISTORICOS

As praticas medicas incluíam das atividades que hoje são realizadas pelos médicos. Outras praticas eram desempenhadas por mulheres, escravas, independente do sexo.

Na China e Grécia não permitiam acesso das mulheres a determinadas atividades.

Em varias civilizações s as mulheres eram responsáveis pelos partos – INDIA –GRECIA-ROMA-PALESTINA-EGITO.

Além das atividades de conforto, limpeza\a de feridas, eram requeridas a demonstrar paciência hulmidade, obediência

As diaconisas, as viúvas, virgens ficaram conhecidas pelas atividades cristãs no fornecimento de alimento, abrigo prestação de cuidados.

Quando não eram religiosas deveriam dar seu voto de castidade, dedicando somente em obras de beneficentes. Muita de origem nobre utilizava seus castelos, ou fundaria instituições para abrigar pobres e doentes. Personagens masculinos tais como São Jerônimo, São Paulo, São Francisco de Assis. Durante o período das cruzadas, vaias ordens foram criadas; militares, originando a Cruz vermelha e Cruz Malta.

Durante a Idade Media as Mulheres ajudava no trabalho de parto – No século 16 foi aberta uma escola de parteiras Hotel Dieu, em Paris.

1550-1850 - Com a reforma o hospital necessitava de pessoal para prestar cuidados, pois monges e católicas haviam sido expulsos. Foi um período negro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com