TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Socias - O caso de Mário

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia das Habilidades Sociais

O caso de Mário

Mário é um adolescente com 15 anos que está cursando a 8ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública. Foi encaminhado à clínica por sua mãe, preocupada com o seu jeito “ensimesmado”. Informações dos professores indicam que ele permanece bastante quieto e quase sempre isolado dos colegas, mas obtém bons resultados nos estudos, sendo atencioso quando solicitado. Uma professora suspeita que Mário pode estar sendo vítima de bullying pois ele se referiu a algumas gozações de colegas, ainda que afirmando não dar importância para “essas brincadeiras bobas”. Sobre seus relacionamentos afetivos, Mário relatou que as meninas de sua classe são bem “oferecidas” e que ele tem dificuldade para “chegar” nelas.

Mário foi submetido a um teste de Habilidades Sociais feito pelo Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Os resultados de Mário indicaram um escore geral de habilidades sociais dentro da faixa mediana, ainda que na porção inferior dessa faixa, mas com uma dificuldade acentuada no exercício dessas habilidades.

A pontuação das subescalas indicou um repertório médio superior nas habilidades sociais de autocontrole e de civilidade, mas déficits acentuados nas habilidades de desenvoltura social, empatia, abordagem afetiva e assertividade. Mesmo nas habilidades em que Mário se avaliou com melhor desempenho, os escores de dificuldade podem indicar alta ansiedade e/ou déficit de aquisição no exercício de habilidades requeridas nas interações com outros meninos e meninas. Esses dois fatores, juntos ou independentemente, podem levar a esquivas e racionalizações verbais para seu afastamento e isolamento.

Como as habilidades deficitárias de Mário são fundamentais para lidar de forma saudável com as demandas interpessoais, especialmente as afetivas, o psicólogo poderia inserir um Treinamento de Habilidades Sociais como parte dos atendimentos de Mário. Para isso, deve examinar também as habilidades específicas de Mário que estão abaixo da média normativa (alvos de sua intervenção) e aquelas na médica ou acima da médica (a serem exploradas como apoio para as demais aquisições). A reaplicação do IHSA-Del-Prette após o treinamento permitiria avaliar as aquisições de Mário ao longo da terapia.

(Caso retirado e adaptado do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), 2014)

Após a leitura do caso, reflitam em grupo sobre as questões abaixo e anotem as respostas na folha entregue pelo professor:

  1. Tomando o caso de Mário como exemplo, qual a importância das Habilidades Sociais na vida dos adolescentes?
  2. Quais são as habilidades sociais deficitárias no repertório de Mário?
  3. De que modo os déficits em algumas Habilidades Sociais têm interferido na vida de Mário?
  4. Quais habilidades sociais de Mário podem ser utilizadas como apoio para a aquisição e/ou aperfeiçoamento das habilidades deficitárias? Porque?
  5. Quais estratégias de intervenção vocês utilizariam em uma Treinamento de Habilidades Sociais para melhorar o repertório de Habilidades Sociais de Mário?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com