TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henri Wallon

Pesquisas Acadêmicas: Henri Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Henri Paul Hyacinthe Wallon

Nasceu em Paris em 1879. Era médico psicólogo e filosofo.

Aos 23 anos, formou-se em filosofia pela escola normal superior. Conhecido por seu trabalho sobre psicologia do desenvolvimento na infância. Ocupou os pstos mais altos no mundo universitário francês em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.

De 1908 á 1931 trabalhou com crianças com deficiência física.

Fundamentou suas ideias em quatro elementos:

- afetividade / movimento / inteligência

Formação de Jean Piaget e Lev Vygotsky ressaltavam a afetividade no processo evolutivo, mas foi Wallon quem colocou a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento.

O desenvolvimento do pensamento infantil é marcado por descontinuidade, crises e conflitos.

Diferente de Piaget, Wallon diz que a inteligência surge depois da afetividade, conflitando com ela, pensamento que explique talvez porque alunos aprendem mais quando “gostam” do professor. Durante todo o desenvolvimento há momentos em que predomina o afetivo, em outros o cognitivo, ainda que de maneira integrada. Wallon mostra a afetividade expressa em três maneiras:

- emoção / sentimento / paixão

A Educação e a Teoria de Wallon:

Não basta discutir as questões pedagógico-metodológico do ensino é preciso que sejam refletidas e consideradas as dimensões sociais, políticas envolvidas no papel da escola.

A educação é recurso essencial para a apropriação da cultura, fundamental para o desenvolvimento no período da infância.

Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico;

• Sensório-motor e projetivo, que vai até os três anos. A aquisição da marcha e da prensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;

• Personalismo ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;

• Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;

• Predominância funcional. Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

O desenvolvimento intelectual e a aquisição de conhecimento caminham juntos, por isso, os conteúdos escolares tem grande representatividade.

O desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com