TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipnose Clinica

Por:   •  17/5/2016  •  Artigo  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

Problema

Analisando o contexto existe diversos conceitos sobre como funciona a hipnose, mas o que é realmente importante é que ela é simplesmente um estado alterado da consciência, em outras palavras ,um estado de atenção focada induzida através de sugestões.

Esclarecer quais auxílios tem o tratamento hipnótico, analisar diversos tipos de caso, como por exemplo, algum tipo de fobia, ansiedade, depressão ou algum tipo de trauma.

Nessa seguinte abordagem busco resposta a seguinte questão de pesquisa: De que forma a hipnose clinica pode nos ajudar a se livrar de algum problema psicológico

Objetivo Primário 

Hipnose clinica como tratamento para traumas psicológicos

Nossa meta é mostrar como a Hipnose clínica ou hinoterapia, pode tratar problemas psicológicos.

A hipnose é um estado especial de consciência que possibilita mudanças de ordem fisiológica, comportamental e psicológica nas pessoas. A hipnose clínica ou hipnoterapia, como também é chamada, utiliza a hipnose para fins terapêuticos e curativos, facilitando, agilizando e potencializando o processo de cura, mudança e transformação das pessoas.

Podemos ver que a hipnose é hoje legalmente reconhecida e utilizada no Brasil por profissionais de Medicina, Odontologia, de Psicologia, do Sindicato dos Terapeutas e possui diversas outras associações profissionais sérias em todo o mundo que estudam e utilizam a hipnose como ferramenta produtiva em seus campos de trabalho, como na Fisioterapia e na Enfermagem.

Na Psicologia a hipnose pode tratar problemas como: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.

Uma pessoa hipnotizada pode lembrar-se com mais detalhes de situações passadas (regressão de memória) que explicam suas dificuldades emocionais e/ou sociais do presente e, desta forma, otimizar seu tratamento terapêutico, pois, uma das dificuldades dos procedimentos terapêuticos tradicionais é lidar com o “esquecimento” de determinados fatos do passado que atrasam o desenvolvimento da terapia.

Objetivos específicos

Um dos mais bem estudados e melhor avaliados e mais úteis aspectos da hipnose  no campo da Psicologia da Saúde é a capacidade para reduzir a dor. Isto é algo que é conhecido e estudo há mais de 150 anos.

Através de estudos sabemos que cerca de 75% da população pode alcançar uma redução da dor significativa através da utilização da hipnose e da sugestão auto-hipnótica. A hipnose tem sido estudada em muitos contextos onde se envolve a dor, como o câncer, queimaduras e dor pós-operatória, e em todos esses contextos tem se conseguido uma redução substancial da dor, que iguala e até mesmo ultrapassa outro procedimento psicológico conhecido para controle da dor. As pessoas depois de aprender hipnose  e auto-hipnose, não só referem sentir menos dor, como também consomem menos medicamentos para a redução da dor.

Uma outra aplicação bastante bem documentada é a do tratamento da obesidade, aliar hipnose com tratamentos  para perder peso, aumenta a eficácia destes, seja a curto ou a longo prazo, sabemos perfeitamente que o grande problema de quem perde peso, é a capacidade de ganhar novamente os quilos que foram perdidos rapidamente.De acordo com a investigação realizada em programas de controle de peso coadjuvados com hipnose , esta parece previnir a recuperação do peso, e foi verificado ainda a manutenção do peso desejado ao fim de dois anos.

Em um outro estudo, a resposta da hipnose foi avaliada recentemente em um estudo científico em um pequeno grupo com DTNC (Dor Torácica Não Cardiogênica), ela abrange a investigação do trato digestivo do aparelho musculoesquelético, do aparelho respiratório e distúrbios psicológicos. O tratamento que foi utilizado foi medicação juntamente com intervenções de natureza psicológica, aqui foi utilizada a hipnose. Foi observado que 80% dos pacientes tratados com hipnoterapia comparados a 23% do grupo controle, experimentaram melhora significativa da dor torácica , mesmo após 2 anos de seguimento no tratamento os pacientes continuaram a melhorar dos sintomas, com 93% destes apresentando também melhora na qualidade de vida. Portanto este estudo sugere a hipnose pode ser opção terapêutica não medicamentosa no tratamento da DTNC, é claro que precisa ainda de estudos complementares para a asua confirmação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com