TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões capitulo 7 - História da Psicologia

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  3.202 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 7

  1. Para Angell, quais eram os três principais temas do funcionalismo? Que métodos, de pesquisa Carr considerava adequados para a psicologia funcional?

Os três principais temas do funcionalismos segundo Angell, eram:

A psicologia funcional é a psicologia da operação mental, aonde sua tarefa é descobrir o modus operandi do processo mental, as suas realizações e as condições sob as quais ele ocorre.

A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência, uma vez que a mesma faz a mediação entre as necessidades do organismo e as condições do ambiente. Desta forma, a consciência é vista como um “instrumento utilitário”. Já as estruturas e as funções orgânicas existem com o intuito de permitir que o organismo de adapta ao ambiente para, assim, sobreviver.

Segundo Angell, a consciência sobrevivia para executar alguma função essencial ao organismo e era exatamente esta função que os psicólogos funcionalistas precisavam descobrir. Não só da consciência, mas como também a função dos processos mentais mais específicos, como o julgamento e a vontade.

  1.  

        A psicologia funcional é a psicologia das relações entre a mente e o corpo, ou seja, a psicologia das relações psicofísicas. Esta por sua vez se dedica ao estudo de todas as relações entre o organismo e o seu ambiente. O funcionalismo não faz nenhuma distinção entre a mente e o corpo aonde ambos pertencem a mesma classe e possuem grande facilidade de transferência entre si.

Carr considerava adequado os seguintes métodos de pesquisa para a psicologia funcional:

        Carr, aceitava os dados obtidos por meio dos métodos experimental e introspectivo. Embora o funcionalismo não adotasse uma metodologia única, como fazia o estruturalismo, na prática, a ênfase estava na objetividade. Quando se empregava a introspecção, ela era limitada ao máximo por controles objetivos. Além disso, é importante observar que o funcionalismo empregava nas pesquisas tanto animais como seres humanos.          

  1. Segundo James, quais são os componentes da percepção do eu de uma pessoa? Também segundo James, que papel tem o vestuário na nossa percepção do eu?

Segundo James, o eu de uma pessoa é formado por três componentes.

- O eu material, composto por tudo o que chamamos de pessoal – corpo, família, lar, estilo de se vestir).

- O eu social, que se refere ao reconhecimento obtido por meio de outras pessoas – Temos vários “eus sociais” uma vez que aparentamos diferentes lados de nós mesmos a diferentes pessoas.

        - O eu espiritual, que se refere ao nosso ser interior ou subjetivo.

        

        Segundo James, o vestuário tem o papel de expressar o indivíduo aonde nós nos apropriamos das nossas roupas e nos identificamos com elas. Além disso, o modo como somos vistos, reconhecidos e julgados por outras pessoas pode ser influenciado pelo modo como nos vestimos.

  1. Faça uma comparação entre as contribuições do funcionalismo e o estruturalismo na psicologia.

O funcionalismo exerceu uma forte oposição ao estruturalismo, transferindo a ênfase da estrutura para a função, buscando soluções de problemas práticos. Comparado ao estruturalismo, o funcionalismo adicionou o estudo sobre bebes, crianças e adultos com dificuldades mentais. Além disso, o funcionalismo complementou o método introspectivo com dados obtidos através de pesquisas fisiológicas, testes mentais, questionários e descrições objetivas do comportamento.

  1. Descreva a abordagem de Hollerith quanto ao processamento de informações com a utilização da máquina.

Hollerith desenvolveu uma nova e avançada forma de processar informações através do registro de informações em uma fita de papel ou em um conjunto de cartões perfurados. Desta forma era possível utilizar uma máquina para contar automaticamente os orifícios e tabular os resultados.

  1. Descreva a noção de Spencer a respeito do darwinismo social.

Segundo Spencer, o desenvolvimento de todos os aspectos do universo é evolucionário, incluindo o caráter humano e as instituições sociais, em conformidade com a princípio da “sobrevivência do mais apto”. O individualismo e o sistema econômico eram vitais, enquanto os aspectos governamentais para regulamentar o negócio e indústria e a assistência social eram opostos.

        A população e as organizações deveriam ter liberdade para se desenvolver com autonomia, utilizando-se de meios próprios, do mesmo modo que as demais espécies vivas se desenvolviam e adaptavam-se livremente ao ambiente natural. Qualquer auxilio do Estado interfere no processo evolutivo natural e “enfraquece” a sociedade.

  1. Descreva a hipótese da variabilidade e sua influência na ideia da superioridade masculina. Como as pesquisas de Woolley e Hollingworth reflutaram essas ideias?

Darwin descobriu quem em diversas espécies o macho demonstrava uma variedade mais ampla de desenvolvimento das características físicas e das habilidades do que as fêmeas. As características e as habilidades femininas encontravam-se concentradas em torno de um valor médio. Acreditava-se que esta tendência mediana feminina fazia com que a mulher se beneficiasse menos da educação formal e tivesse menos possibilidades de êxito no trabalho intelectual ou de pesquisa.

Em virtude de grande variedade de talentos demonstrada pelo homem, acreditava-se estar ele mais apto a se adaptar e tirar proveito dos diversos ambientes desafiadores. Dessa forma, a mulher era considerada inferior ao homem, tanto nas qualidades mentais como nas físicas necessárias para se obter êxito na adaptação as exigências do ambiente.

Woolley aplicou testes em homens e mulheres para medir habilidades motora, sensoriais, a capacidade intelectual e os traços de personalidade. Os resultados revelaram não haver diferença significativa entre ambos os sexos. Woolley deu um passo inédito ao atribuir diferenças aos fatores ambientais e sociais.

Hollingworth se concentrou no funcionamento físico, sensorial, motor e nas habilidades intelectuais de diversos tipos de pessoas, como crianças, estudantes universitários do sexo masculino e feminino e mulheres no período menstrual. Seus dados desmentiam a hipótese da variabilidade e outras noções de inferioridade feminina. Mais tarde, ela desafiou o conceito de instinto inato da maternidade, questionando a noção de que a mulher atingia a plena satisfação somente sendo mãe e descartou o conceito de que o desejo da mulher de obter êxito em outros campos, que não o casamento ou na constituição da família, fosse anormal ou não saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com