TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Capitulo 1 - História da Psicologia

Por:   •  8/4/2015  •  Ensaio  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

1 - O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

Que somente a partir da exploração das vertentes da psicologia e estudo de seu desenvolvimento, é que houve uma visão clara da psicologia atual.

2 - Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmica mais antiga e ao mesmo tempo mais moderna? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Antiga porque já se usava a psicologia desde a época de Platão e Aristóteles, e moderna por ser utilizada em estudos e pesquisas recentes como a 200 anos atrás, cada uma podendo servir de ponta-pé inicial para pesquisas na área da psicologia mais antiga com seus conceitos filosóficos, e atual como em pesquisas e estudos na área cientifica.

A psicologia moderna teve inicio no século XIX, pois antes disso se pensava de maneira diferente, os estudos e pesquisas tinham base no conhecimento que era passado de geração em geração, ou até mesmo na própria intuição. O estudo da Psicologia passou a ser menos filosófico e mais cientifico a partir do século XIX, mas sem deixar a filosofia de lado, a psicologia passou a se mais independente, e começou a usar e investigar o raciocínio teórico, formando então o contexto da psicologia moderna.

3 - O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Os dados históricos são alcançados por meio de fragmentos e não podem ser reconstruídos nem repetidos, pois aconteceram num período da história passada onde não se pode voltar. Já os dados científicos são alcançados por meio de situações em que a geração de dados seja possível, ou seja, os psicólogos podem fazer um experimento em um laboratório, onde possam observar o comportamento do mundo real sob as condições controladas.

Através da ocultação ou manipulação, ou tradução incorreta de documentos originais, ou da edição dos mesmos de maneira a proteger a reputação das pessoas envolvidas.

4 - Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Auxiliaram a estruturar a psicologia moderna gerando oportunidades de trabalho para os psicólogos.

5 - Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

As mulheres eram discriminadas, o pensamento que se tinha era: Como dariam conta dos afazeres da casa e dos estudos ao mesmo tempo? E mesmo capacitadas da mesma maneira que os homens ou até melhor que eles, eram proibidas de fazer pós-graduação ou até mesmo excluídas do corpo docente, recebiam salários inferiores aos dos homens e se deparavam com barreiras na hora de receber uma promoção ou titularidade.

Homens e mulheres Judeus tinham de enfrentar cotas para ingressar nas faculdades e cursar pós-graduação, alguns trocavam até mesmo de nome para poder cursar, muitos Judeus por conta dessa discriminação, desistiram de lecionar e foram atuar somente na área clinica.

Os Afro-Americanos enfrentaram preconceitos de maneira geral em sua carreira. Em 1940 somente quatro faculdades para negros ofereciam graduação em psicologia, e quando o negro conseguia finalmente ingressar tinha de enfrentar inúmeras barreiras para concluir o curso e o preconceito estava presente no seu dia-a-dia.

6 - Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Os dados históricos não podem ser reconstruídos, nem se pode voltar no tempo para se reviver determinado evento, então uma situação ocorrida no passado, ou até mesmo séculos atrás, talvez não tenha recebido o devido cuidado dos historiadores no momento em que estavam registrando suas particularidades, principalmente no que se refere a detalhes precisos.

7 - Descreva as diferenças entre as visões personalista e naturalista da história científica. Explique em qual dessas abordagens são fundamentados os casos de descoberta simultânea.

Teoria Personalista: É a visão do progresso em abundância sobre um único indivíduo, exaltá-lo, contar uma história a partir e unicamente de sua visão, o problema disso é que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com