TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia: Personalidade

Por:   •  9/2/2020  •  Resenha  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

1 – Defina sobre o que é personalidade com suas características.

Por personalidade, os psicólogos contemporâneos geralmente querem dizer aqueles padrões relativamente constantes e duradouros de perceber, pensar, sentir e comportar-se os quais parecem dar às pessoas identidade própria. Personalidade é uma construção sumária que inclui pensamentos, motivos, emoções, interesses, atitudes, capacidades e fenômenos semelhantes.

2- A entrevista como técnica de avaliação da personalidade. Como podemos descrever características e tipos de entrevista?

A entrevista é, provavelmente, a técnica de avaliação da personalidade mais popular em uso atual, e que pode ser caracterizada como observação do participante, isto é, quando o entrevistador atua tanto como observador quanto como participante.

 3- Descreva sobre os testes de personalidade destacando os testes objetivos e projetivos com suas características.

Os psicólogos usam vários testes de lápis e papel para avaliar a personalidade para aconselhamento, colocação em emprego e pesquisa. Os instrumentos de da personalidade caem em duas categorias: objetivos e projetivos.

Testes objetivos – os instrumentos classificados como objetivos podem ter escores essencialmente da mesma maneira em todos os lugares, não importando quem ministre teste e analise os resultados.

Teste projetivos – Sigmud Freud acreditava que as pessoas continuamente projetam percepções, emoções e pensamentos no mundo externo sem estarem conscientes disso. Os testes projetivos foram criados para revelar este mundo inconsciente de sentimento e impulsos.

4- Nas abordagens da personalidade, destaque os estudos dessa teoria.

As teorias da personalidade também sugiram de observações e experimentos controlados em laboratórios. Essas teorias baseadas em laboratório enfatizam mensurações precisas e análises que usam estatísticas. As teorias da personalidade são inclinadas a associar-se às perspectivas psicanalíticas, cognitivas, behaviorista e humanista.

5- Como se explicas as teorias psicodinâmicas da personalidade?

As teorias psicodinâmicas procuram explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, enfatizando a importância dos motivos, emoções e outras forças internas. Tais teorias supõem que a personalidade se desenvolva quando conflitos psicológicos são resolvidos, quase sempre no início da infância.

6- Descreva o inconsciente de Freud.

Freud passou a acreditar que as pessoas estão conscientes de apenas um pequeno número de pensamentos, memorias, sentimentos e desejos. Em sua opinião, os impulsos, componentes da personalidade, lembranças das experiências do início da infância e dolorosos conflitos psicológicos tendem a ser

7- De acordo com Freud, destaque os três componentes da personalidade com seus conceitos.

Id – Não tem organização logica e por isso, os impulsos contraditórios podem existir lado a lado. Os impulsos e experiências reprimidas podem permanecer inalteradas indefinitivamente no id por que este tem uma falta do sentido tempo. Igualmente não tem valores morais, mais é dominado, ao invés, pelo sentido do prazer.

Ego – emerge nas crianças em desenvolvimento a fim de tratar de suas transações diárias com o ambiente, à medida que aprende que há uma realidade à parte de suas próprias necessidades e desejos, o ego era uma parte do id que foi modificada por sua proximidade com o mundo externo. Diferindo do id o ego é controlado, realístico e logico.

Superego – É formado do ego como as crianças se identificam com os pais e internalizam suas restrições, valores e costumes. É essencialmente uma consciência.

8- Descreva sobre o ponto de vista de Freud no desenvolvimento da personalidade.

Segundo Freud a personalidade é moldada pela experiência iniciais quando as crianças passam por uma sequência de fases psicossexuais. O termo “psicossexual” está sendo usado por que a libido centra-se em diferentes regiões do corpo à medida que prossegue o desenvolvimento psicológico. Três áreas (boca, anus, e órgãos genitais), conhecidos como zona erógenas, são intensamente sensíveis a estímulos prazerosos.

9- Destaque os comentários críticos sobre Freud

Os conceitos psicanalíticos são largamente aceiros também pelo publico geral. Termos como “necessidade frustradas”, “impulsos Inconscientes”, “complexos de Édipo” e Personalidade orais” tornaram-se lugares comuns. Freud é geralmente criticado por diversas razoes. Ele deixou de dar o devido peso as influencias sociais e culturais sobre personalidade. Suponha, que a sexualidade fosse uma preocupação universal, ao invés de ligar estas preocupações as práticas de sua sociedade vitoriana.

10- Descreva sobre os seguintes teóricos da personalidade: Jung e Adler.

Jung (1875-1961) – Psiquiatra suíço não concordava com a teoria de Freud de que o libido é inteiramente sexual (orientada para o prazer) e pela ênfase na infância inicial. Jung associou-se à ideia de que os seres humanos herdam um inconsciente coletivo.

Adler (1870-1937) – Psiquiatra austríaco, jugava que a importância da sexualidade havia sido superestimada. Enfocando as influências culturais sobre o comportamento.

11- Descreva sobre os seguintes teóricos da personalidade: Karem Horney, Stack Sulliva, Erik Erikson.

Karem Horney - Psicologa alemã enfatizava o contexto social do desenvolvimento. Horney acredita que as experiências variadas das crianças resultavam em diferentes padrões de personalidade e conflitos. Enfatizava os efeitos perturbados do isolamento e do desamparo.

Stack Sulliva – Psiquiatra americano enfatizava os relacionamentos sociais. Acreditava que tanto os comportamentos que desviam como aceitáveis são moldados por interações com os pais durante o processo de socialização na infância. Sullivan enfocava a evolução do autoconceito como um “eu bom” e um “eu mau”.

Erik Erikson – Psicanalista norte-americano dizia que as personalidades se formam à medida que as pessoas progridem por estágios psicossociais através da vida. A cada novo estágio há um conflito a enfrentar e a resolver.

12- De que maneira as ideias freudianas e neofreudianas são semelhantes? De que maneiras diferem ?

Os neofreudianas contribuíram com observação agudas que tem sido uteis para cientistas do comportamento que trabalham em situações clinicas com pessoas perturbadas. Assim como as teorias de Freud, as ideias neofreudianos tendem a ser globais e são extremamente difíceis de avaliar de um modo preciso. Essencialmente, as mesma espécies de críticas se aplicam a ambos os tipos de teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com