TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia na UNIVALE

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

História da Psicologia na UNIVALE

Na Alemanha, em 1879, Wundt abria seu Laboratório de Psicologia Experimental, incorporado, pouco depois, à Universidade de Leipzig. Nesse Laboratório formaram-se os homens mais eminentes da nova ciência, tanto alemães (Kraepelin, Lehmann, Külpe, Neumann) e americanos (Cattel, Stanley Hall, Titchener, Warren, Stratton e outros). Pouco mais de uma década, após o início das atividades de Wundt (que é considerado fundador da Psicologia) e seus discípulos, o Brasil começava a dá seus primeiros passos com teses de doutoramento, em primeiro momento por parte de médicos. O Profissional de Psicologia só alcançou legitimidade e foi regulamentado no ano de 1962, e a partir de então, tendo sua formação profissional prevista na lei, deu inicio a Graduação para Psicólogos no Brasil. (Soares, 2010)

Mas vale lembrar que não foi tão simples assim para o Curso de Psicologia chegar em Governador Valadares e mais especificamente na UNIVALE. Este desejo nasceu por parte de alguns profissionais da área de Educação e alguns profissionais da Psicologia que já atuavam em Valadares. Através destas pessoas, é que aconteceu os primeiros levantamentos e pesquisas com o objetivo de fundamentar a necessidade da formação de mais profissionais da área na região. Mesmo com o empenho de muitos para que o MEC autorizasse o seu funcionamento, e com a grande expectativa gerada por um edital publicado pelo mesmo para que fosse feito um levantamento de interesse na cidade, fato que gerou interpretações equivocadas de que este já tinha sido aprovado, oque não aconteceu naquele momento, gerando frustração por parte de todos interessados. Enfim após muitas reuniões, currículos, documentos e mais documentos enviados ao MEC, em 1989, 27 anos após a legitimidade da Profissão, o Curso de Graduação em Psicologia dava o seu pontapé inicial em Governador Valadares pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, o Curso de Psicologia embora tenha seu conseguido a autorização para seu inicio em 06/08/89 quando teve o primeiro dia de aula para os alunos de Psicologia, só foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 30/12/1994.

Em 1990 o Professor Walter William Pereira Barreto foi nomeado como primeiro coordenador do Curso de Psicologia e representante da FAFI no processo de implantação da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. A Professora Solange Nunes Leite Batista assessorou na elaboração do projeto e também da implantação do Serviço de Psicologia Aplicada, assim como o Professor Sérgio Dias teve participação singular no projeto e elaboração do Laboratório de Psicologia Experimental e contou com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais. Muito importante citar foi o grande impacto causado pela existência do curso na região, os primeiros supervisores de estágio e primeiros alunos do curso foram os grandes responsáveis pela implantação de serviços na área de Psicologia em por exemplo, escolas municipais e estaduais, hospitais, empresas e etc. Essas experiências representaram o inicio das ofertas para psicólogos egressos da UNIVALE.

Em 1994, o curso além de ser reconhecido pelo MEC, teve a formatura da segunda turma de Psicologia. A primeira turma teve sua formação marcada por ser a pioneira e ajudar a implantar o curso, culminando com a organização do primeiro Seminário de Psicologia do Leste Mineiro, evento que integrou profissionais de todo o estado de Minas Gerais e de diferentes áreas como: saúde, educação e do trabalho. Em 1995, o curso assumiu ênfase na área clínica, esse período foi quando aconteceu a primeira reforma no projeto pedagógico e foi marcada pela inauguração das novas instalações do SPA (Serviços de Psicologia Aplicada) para atender de forma eficiente a crescente demanda de alunos. Em 1998, foi implantado o Projeto Papel Marche com a finalidade de criar um espaço de debate para temas da Psicologia como Ciência e Profissão. No ano de 1999, foi inaugurado o Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento e Prática da Cultura e foi marcado por uma série de discussões para reforma e atualização do projeto pedagógico do curso. No ano de 2001 a UNIVALE sofreu uma reestruturação organizacional, fazendo o curso de Psicologia parta da atual Faculdade de Ciências Humanas. Neste mesmo ano foi inaugurado o Núcleo de Psicologia Social, a partir da reformulações na estrutura organizacional da UNIVALE, foram contratados mais professores em regime de trabalho integral e parcial, o que possibilitou o fomento ás atividades de pesquisa e extensão, o que assegura ainda mais uma formação com excelência.  (Souza & Torres, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com