TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do álcool

Tese: História do álcool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Tese  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

História do Álcool- Toda a história da humanidade está permeada pelo consumo de álcool. Registros arqueológicos revelam que os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano datam de aproximadamente 6000 a.C., sendo portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. A noção de álcool como uma substância divina, por exemplo, pode ser encontrada em inúmeros exemplos na mitologia, sendo talvez um dos fatores responsáveis pela manutenção do hábito de beber ao longo do tempo. 

Inicialmente, as bebidas tinham conteúdo alcoólico relativamente baixo, como por exemplo o vinho e a cerveja, já que dependiam exclusivamente do processo de fermentação. Com o advento do processo de destilação, introduzido na Europa pelos árabes na Idade Média, surgiram novos tipos de bebidas alcoólicas, que passaram a ser utilizadas na sua forma destilada. Nesta época, este tipo de bebida passou a ser considerado como um remédio para todas as doenças, pois "dissipavam as preocupações mais rapidamente do que o vinho e a cerveja, além de produzirem um alívio mais eficiente da dor", surgindo então a palavra whisky (do gálico usquebaugh, que significa "água da vida"). 

Como o álcool é visto na sociedade- Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. 

O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelo qual ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas. 

Apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. O consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questões, médicas, psicológicas, profissionais e familiares. 

Bebidas alcoólicas são aquelas que contêm uma determinada percentagem de álcool puro na sua constituição, designada por grau alcoólico da bebida

O Álcool no nosso organismo- O álcool é rapidamente absorvido do estômago para a corrente sangüínea. A maior parte é metabolizado no fígado e o resto é excretado no suor e na urina. É mais rapidamente absorvido se a pessoa estiver em jejum, de maneira que é aconselhável comer antes de beber. De forma geral, demora cerca de uma hora a metabolizar e excretar uma bebida alcoólica, dependendo, claro, do teor alcoólico. 

A taxa de álcool no sangue ou taxa de alcoolémia é dada pela relação entre a quantidade de álcool no sangue e a quantidade de fluido orgânico do organismo (a quantidade de fluido orgânico no organismo corresponde a 70% do peso total nos homens e a 60% nas mulheres.

O uso excessivo e prolongado do álcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite. Essa confere muito desconforto ao portador, uma vez que causa ardência, queimação, dores de cabeça, etc. Outras conseqüências, e ainda mais graves, são: o aumento da pressão arterial, problemas no coração e pâncreas, hepatite e cirrose. Distúrbios do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com