TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia

Tese: Homofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Numa sociedade dita de mente aberta, liberal e democrática, ser diferente ainda acarreta bastantes problemas e aborrecimento. Aliás ,ser-se diferente pode até mesmo ser perigoso .Todas as diferenças são quase que abolidas ou, no mínimo ,combatidas pela maioria da população. Essas diferenças não implicam apenas em questões de cariz opcional ou referencial, mas também e infelizmente de forma bastante notória ,questões ligadas a cor da pele, as deficiências físicas e a orientação sexual.

Atualmente é bem comum ouvirmos noticiários no radio, TV e redes sociais sobre homofobia.

Atualmente é bem comum ouvirmos noticiários no radio, TV e redes sociais sobre homofobia. A homofobia, sendo este um termo utilizado para designar uma espécie de modo irracional diante da homossexualidade sendo com certeza, um fator que merece bastante nossa atenção

Homofobia é uma serie de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais e simpatizantes, sendo observada como um comportamento critico e hostil, assim como a descriminação e violência ousada pelos heterossexuais . A homofobia pode ser considerada como o medo e ódio por aqueles que amam e desejam sexualmente pessoas do mesmo sexo, sendo que inclui preconceito ,discriminação e atos de violência gerada por esse mesmo ódio.

Vivemos num mundo heterossexual, em que na maioria da parte dos casos, os indivíduos heterossexuais estão em visível vantagem em relação aos homossexuais. Por exemplo, é certamente que isto acontece todos os dias. Numa entrevista de emprego, um homossexual tem de esconder a sua VERDADEIRA orientação sexual , para pelo menos ,a hipótese de conseguir o lugar. Quantas não são as vezes em que indivíduos se têm de esconder-se para não serem agredidos ? Quantos não são os grupos de grandes amigos em que um deles é gay, mas não pode admitir ,sob pena de ser escorraçado? Quantos ?

Desenvolvimento

Homossexuais sofrem diariamente preconceitos pelo simples fato de serem “diferentes”, por muitas vezes são descriminados ou até violentados devido a sua opção sexual. Esse preconceito parte muitas vezes do próprio homossexual estando ele em processo de negação de sua sexualidade chegando muitas vesses a casar e construir uma família, podendo jamais assumir sua sexualidade, esse preconceito é denominado com homofobia interiorizada.

Os homossexuais ainda não revelados insistem muitas vezes em não se assumir perante a sociedade devido a crenças religiosas ou sociais profundamente adquiridas contra um forte desejo sexual e emocional podendo essa discordância provocar depressão clinica sendo a taxa de suicídio ascidua entre os adolescentes gays.

Existem ainda casos em que o homem por exercer alguma função ou profissão que deixe em duvida sua homossexualidade mantenha-a não revelada. Esse tipo de homofobia é denominada homofobia social. Com o objetivo de exterminar a homofobia os homossexuais resolveram lutar reivindicar pelos seus direitos através de movimentos em que unem os homossexuais, conhecido como movimento GLS (gays, lésbicas e simpatizantes).

A partir desse houve um crescimento mutuo no caso de pessoas que começaram a se conhecer cada vez mais, tornando-se capazes de assumir suas escolhas. Devido ao sucesso que foi moimento, depois de algum tempo foi alterado para LGDT em 2000 esse movimento carrega muito preconceito principalmente pelas participações de grupos de varias ONGS que trabalham em prol a população e também dos próprios membros em geral, sendo que por muito tempo a visão dos homofóbicos era de que as doenças sexuais seriam possivelmente adquiridas apenas pelos homossexuais.

A homofobia compreende duas dimensões fundamentais, de um lado a questão afetiva, ou seja, uma rejeição ao homossexual, e de outro, a dimensão cultural destacando a questão cognitiva, onde o objetivo do preconceito é o homossexual desde como fenômeno e não o homossexual como individuo.

Homossexuais lutam em busca de conseguir perante a lei o direito de legalizar a união instável entre pessoas do mesmo sexo e de que esse “casal” possa adotar uma criança e registra-la como filho perante a lei. Cabe lembrar que cada criança adotada por um casal homossexual é consequentemente uma criança abandonada por heterossexuais, sem duvidas esse ato é merecedor de nossa admiração. O fato de a lei ter sido aprovada não faz com o que estes indivíduos deixem de sofrer preconceitos.

Podemos agrupar as diferentes formas de atitudes em relação aos homossexuais ,em alguns níveis:

1. Repulsa : A homossexualidade é vista como uma doença, um pecado ou um crime. Tudo é justificável para mudas essas pessoas(hospitalização, terapia neutralizada)

2. Pena: Chauvinismo heterossexual. A heterossexualidade é tida como sinônimo de maior maturidade e como algo sem dúvida, preferível .Qualquer possibilidade de se tornar heterossexual deve ser reforçada e deve –se ter pena daqueles que aparentemente nasceram dessa forma “os pobres coitados”.

3. Tolerância: A homossexualidade é vista somente como uma fase do desenvolvimento da adolescência, pela qual muitas pessoas passam e a maioria ultrapassa .Por isso os gays e lésbicas ,são vistos como menos maduros e tratados com o protecionismo e a indulgência ,como se trata uma criança. Esta crenças entende que lésbicas e gays não devem receber possíveis funções de autoridade porque ainda estão ultrapassando um comportamento da adolescência.

4. Aceitação: Ainda subentende que há algo para ser aceito e é caracterizado por declaração do tipo : “Para mim, não é um homossexual e sim , uma pessoa...”O que ele faz na cama só diz respeito a ele. Está tudo bem desde que não ele não exiba a tua homossexualidade. ”Exibir”, normalmente significa dizer ou fazer o quer que seja que informe da sua homossexualidade. Isto ignora a dor causada pela invisibilidade o stress de quem tenta esconder a sua homossexualidade. Esta atitude ignora e nega as realidades sociais com as quais as lésbicas e gays vivem.

Nem todas as pessoas são imperfeitas e intolerantes, existem pessoas com atitudes positivas perante a homossexualidade, atitudes estas que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com