TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hospital Militar de Nampula Relatorio do Estagio em Psicologia ano 2012

Por:   •  8/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 10

Lista de Abreviaturas

NEP-Normas de Execução Permanente

HMN-Hospital Militar de Nampula

RMM-Região Militar de Moçambique

UP-Universidade Pedagógica

PPG1-Práticas em Psicologia Geral 1

CCR-Consulta de Crianças em Risco

SMI-Saúde Materno Infantil

LAC-Laboratório de Análises Clínicas

TARV-Tratamento  Anteretroviral

ICAP-Centro Internacional de Programas e Tratamento de Sida

FADM-Forças Armadas de Defesa de Moçambique

SM-Saúde Militar

DNSM-Direcção Nacional de Saúde Militar

SMO-Serviços de Manutenção e Oficinas

Agradecimentos

Em agradecimento expresso a suprevisora e a docente das Práticas em Psicologia 1, que de forma activa e passiva tem eluminada o caminho pela transmisão e difusão das PPG1 em varias instituições da cidade de Nampula,agradecemos aos membros do corpo directivo do hospital Militar de Nampula, pela forma sabia e pacifica do acompanhamento dos estudantes em prática, e que, tem levado o destino da instituição na luta de melhoria das condições do atendimento e apetrechamento que responde o destino de Moçambique prospero e livre de casos anomalas relacionado a ignôrancia. Um especial agradecimento ao meu irmão que dia-a-dia tem empreendido o seu maior esforço na digitação do trabalho,para melhor progrecção dos meus estudos.

Dedicatória

Dedico para a minha conjuntura familiar especialmente para os meu filho,Salazar Portugal Neto, meus pais e meus irmãos, sem me esquecer de todos os docentes da UP, que leccionam o curso de psicologia no 1˚ano, que dia-a-dia eluminam o meu caminho para o meu desenvolvimento academico.

Declaração

Apolenário Hipólito Salazar Portugal, estudante desta instituicao de ensino universitario deste presenmte ano de 2012,Curso de licenciatura em psicologia com habilitacoes em psicologia Social e das Organizacoes do 1˚ano, declaro que os dados constantes no no presente relatorio de praticas em psicologia são verdadeiros e resultou de uma prefeita investigacao por mim efetuado.

Nampula aos 05 de Novembro de 2012

Assinatura

------------------------------------------------

(Apolenário Hipólito Salazar Portugal)

Resumo

O trabalho que culminou com aproducao deste relatorio, trata-se de praticas em psicologia 1 realizadas no Hospital Militar de Nampula, teve o seu inicio nos principios do mês de Outubro e o seu termino na segunda quinzena do mês de Novembro do ano 2012. Assim as caracteristicas fundamentais deste inicio, foi apresentacao e apreciacao das infra-estruturas do Hospital.

As praticas em psicologia conheceram cinco fases:

-Apresentacao da instituicao Hospitalar;

-Observação dos aspectos fisicos e ambiental das infra-estruturas;

-Entrevista dirigido ao digno gestor do Hospital e a Suprevisora de Enfermagem;

-Entrega dos questionarios ao corpo Administrativo;

-A fase final que constitui a elaboracao do relatorio das praticas, no qual alcerca as constatacoes  referntes a concervacao das infra-estruturas de varios sectores principais ao funcionamento normal do Hospital na sua degradacao, tendo insuficiencia de abastecimento de agua, e meios de transportes de evacoacao dos doentes.

Introdução

O presente relatorio constitui o fruto de actividades desenvolvidas em volta da PPG1 no Hospital Militar de Nampula, como consequencia de observação e analise documental, que foi efectuado por um grupo de estudantes da Universidade Pedagogica de Nampula,do 1˚ano do curso de psicologia com habilitacoes em psicologia Social e das Organizacoes.

Neste trabalho tem como objectivo fazer uma observação das infra-estruturas, o meio ambiente e das actividades levadas a cabo, a cada sector, principalmente: Sector de area Administrativa,Clinica e Logistica que garante o funcionamento adequado da instituicao Sanitaria. Para o grupo estas actividades visam a obtencao e o desenvolvimento de conhecimentos, sobre o funcionamento das Empresas, Organizacoes, Direccoes Distritais no tocante da Gestao dos recursos humanos, Lideranca, Aconselhamento, Comportamento do consumidor e Markting. A materializacao do trabalho foi em conformidade a uma observação participativa, a pesquisa bibliografica, analise e estudo documental, entrvista e questionario ao corpo dertectivo. O trabalho esta estruturado para alem da introducao, capitulos,conclusao,bibliografia e varios anexos que constitui a realidade do Hospital.

Conceito de Práticas em Psicologia

Praticas em Psicologia é uma actividade que faz parte da componente psicologica, dos cursos de formacao dos psicologos com habilitacoes em psicologia Social e das Organizacoes, em formacao na Universidade Pedagogica.

Objectivos

O objectivo principal visa a integrar progressivamente o estudante em contextos reais do ensino aprendizagem, proporcionar a aquisicao de habilidades e competencias que posibilitam a intervencao, investigacao e praticas de projectos psicologicos.

Conceito de Relatório de PPG1

Segundo DIAS Santos,Cruz et all(2008:123) o relatorio de praticas em psicologia, resulta de um trabalho cientifico destinado a pesquisa de determinada questão psicologica, relacionada com a prática Organizacional sobre tudo com o estudo de um determinado comportamento nas Organizações Moçambicana.

Através dele, o estudante articula o saber cientifico como psicologo. Assim, ele visa contribuir para a melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem.

CAPITULO I

1.Localizacao Geografica do Hospital Militar de Nampula

O hospital localiza-se no bairro de Muatala, rua n˚2501, faz limite com os pontos cardeais das unidades militares tais como:

Ao Norte-Antigo quartel General, actual Academia Militar;

Ao Sul-Paaioes de deposito de material;

Ao Este-Batalhao de engenharia, actual escola mi;litar;

Ao Oeste-Batalhao de reparacao (SMO).

1.1.Historial do Hospital Militar de Nampula

 Segundo o Gestor dos Recursos Humanos Abdul Da Fula Issufo, afirma que o Hospital Militar de Nampula surge na iniciativa criada pelo governo Portugues em 1966, quando teve a preocupacao de atender os militares feridos de guerra, que fazia parte do regime colonial e seus familiar. Na tentativa de implantacao das obras em 1967 foi localizada uma area de vinte e nove hectares fora da cidade. Nesta area vivia uma familia que tinha as suas cabanas de construcao precaria, cujo em redor havia um simiterio familiar. Alguns meses depois do ano de 1967 o governo colonial derrubou as cabanas dessa familia residente, arrancando com as obras do hospital, denominado por hospital Mlitar n˚125.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com