TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Social

Trabalho Universitário: Humilhação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

1°A partir do texto de José Moura Gonçalves Filho, com suas palavras, a categoria da humilhação social.

A humilhação social é determinada econômica e inconscientemente. Sendo assim, um fenômeno psicológico e político, já que nela o indivíduo se encontra encurralado em barreiras criadas socialmente e, por sua vez, constrói sobre si mesmo mecanismos de isolamento, por ser culturalmente convencido de sua posição inferior.

2° Para José Moura Gonçalves, a humilhação social trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. Comente esta afirmação e justifique a importância deste tema para a Psicologia social.

José Moura Gonçalves Filho diz em seu texto “ O fato político, a dominação, é também psicológico: não pode deixar de ser traumático e internaliza-se com extraordinária energia. Uma força incoercível toma conta do espírito humilhado e carrega a pessoa inteira” de modo que o fator político arranca a identidade do indivíduo quanto ser social, pois ele é colocado à margem da organização hierárquica da sociedade, e sua história e memórias culturais são deixadas de lado e, que essa separação, exclusão, acarreta o sofrimento psicológico da humilhação, e este fato não é novo, ele vem passando geração após geração, mesmo com as lutas travadas, a partir do descontentamento dos indivíduos acometidos dessesofrimento. Sendo essa a importância deste tema para a psicologia social, visto que ela estuda o indivíduo quanto ser social, e a humilhação social é um dos meios de privar o indivíduo do direito de “ser”, de ser gente que pensa e tem opinião.

3°“A humilhação marca a personalidade por imagens e palavras ligadas a mensagens de rebaixamento. São mensagens arremessadas em cena pública: a escola, o trabalho, a cidade. São gestos ou frases dos outros que penetram e não abandonam o corpo e a alma do rebaixado: o adulto e o idoso, já antes o jovem ou a criança, vão como que diminuir, vão guardar a estranha e perturbadora lembrança de quem a eles se dirigiu como quem se tenha dirigido ao inferior” a partir do texto de Jose Moura Gonçalves Filho defina Humilhação Social e comente a frase acima que destaca o aspecto da dimensão subjetiva do preconceito e da humilhação.

“ São gestos ou frases dos outros que penetram e não abandonam o corpo e a alma do rebaixado.” Esse trecho torna claro a proporção que a humilhação toma conta do indivíduo, já está impregnado na sociedade e nos indivíduos a posição em que os menos favorecidos estão inseridos, os mesmo, na maioria das vezes, não se dão conta em que posição eles mesmos se colocam, pois elas já está fincada na cabeça e mesmo na maneira de o indivíduo se colocar diante a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com