TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação Social

Dissertações: Humilhação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Humilhação Social-um problema político em psicologia

Utilizando-se dos ideais marxistas e freudianos, em conjunto, o autor fez uma profunda reflexão sobre a humilhação social.Onde desenvolve de forma direta seu ponto de vista sobre o tema.

Mostra como nos dias atuais os valores humanos se perderam, dando assim lugar somente aos valores econômicos, as pessoas não veem as outras fora do seu círculo familiar de forma humana e sim como meras partes do grande quebre-cabeças social.

Com o crescente capitalismo, houve um maior contraste entre as classes, principalmente nos grandes centros capitalistas mundiais, como São Paulo, onde é evidente a separação entre ricos e pobres, existindo até shoppings e bairros inteiros destinados a uma classe específica.

A opressão do mais pobre ocorre tão severamente que num determinado momento o mesmo já sente a humilhação como algo natural que sua condição impõe, submetendo-se a situações onde é diminuído, mas mesmo assim em uma atitude passiva abaixa a cabeça e aceita tal humilhação. Mas isso não deveria acontecer, pois todos somos humanos e deveríamos ser tratados igualmente,independentemente do poderio econômico e de status.

Pessoas que ocupam cargos de submissão, geralmente cargos para prestação de serviços, passam despercebidas na sociedade, como se fossem invisíveis,isso pode acarretar numa situação de profunda tristeza e insatisfação pessoal e profissional para esses indivíduos, que deveriam ser valorizados, pois, sem seu trabalho a sociedade não funcionaria bem.

Normalmente os mais pobres não tem muitas chances de ascender socialmente, e ocasionalmente, veem como opção mais viável o mundo do crime, logo as pessoas julgam estes que não viram outra saída para ter uma melhor condição social como vagabundos, preguiçosos, ociosos que apenas se aproveitam o trabalho suado de outros, porém,a dificuldade financeira não justifica a má conduta.Já que com muita persistência,trabalho e dedicação é possível,mesmo com todos os empecilhos,sair vitorioso nessa constante busca por um lugar melhor na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com