TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO DE AUTODIAGNÓSTICO

Dissertações: INSTRUMENTO DE AUTODIAGNÓSTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

CONHECENDO A HISTÓRIA DA DINÂMICA DOS GRUPOS NO BRASIL

(Texto desenvolvido pelo grupo SBDG/Blumenau/2006)

A Dinâmica dos Grupos teve inicio no Brasil no ano de 1960, seu precursor foi o Prof. Pierre Weil o qual introduziu o Laboratório de Sensibilidade Social, com o principal objetivo de desenvolver a qualidade de atuação do indivíduo como membro e como líder.

Pierre Weil veio para o Brasil em 1948 trabalhar com o professor Leon Walter no SENAC do Rio de Janeiro com o objetivo de ficar 3 meses, porém está por aqui até hoje, dirigindo a UNIPAZ (Universidade Internacional da Paz). O trabalho com Dinâmica de Grupo no Brasil iniciou com o Laboratório de Sensibilidade Social. Esse trabalho foi realizado na Rede Comercial Banco Lavoura de Minas Gerais. A partir daí, realizou muitos trabalhos voltados a grupos em universidades, instituições e organizações como Intituto Pestalozzi, Banco Real, Universidade Federal de Belo Horizonte, etc.

Em l962, chegou ao Brasil a técnica do sensitivy training, aplicada por Fela Moscovici, Francisco e Edela Lanzer de Souza e João Eurico Matta.

Em l965 aconteceram duas publicações importantes sobre a teoria e a prática dos grupos T, que é a abreviatura de Training Group, ou Grupo de Treinamento, onde num pequeno grupo , relativamente não estruturado, os indivíduos participavam como aprendizes. As obras publicadas foram "Laboratório de Sensibilidade – um estudo exploratório - feita por Fela Moscovici e "Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento de Relações Humanas" do Prof. Pierre Weil.

Depoimento de Fela sobre o livro “Laboratório de Sensibilidade”

“Até que ponto as pessoas sentem satisfação e/ou insatisfação durante o treinamento de sensibilidade? O que é percebido ou declarado como satisfação ou insatisfação? Quais as "categorias" de resposta emocional?

As indagações me ocorrem ao coordenar grupos de treinamento quando não posso ignorar que as emoções estão sendo tocadas desde o primeiro minuto de treinamento (ou talvez até antes, pelo simples fato da decisão de participar num treinamento de sensibilidade). Essas emoções não obedecem a um planejamento prévio - nem meu nem dos participantes. De minha parte, existe um planejamento de atividades básicas, com muita flexibilidade e pouca estrutura, visando primordialmente alguns objetivos educacionais, a partir de certos pressupostos básicos. O envolvimento emocional é necessário, pois só com ele e através dele realizamos aprendizagem no plano de atitudes e valores. A verdadeira mudança significativa ocorre quando os insumos cognitivos são elaborados também emocionalmente”.

Em 1967, São Paulo sediou o III Congresso Interamericano de Administração de Pessoal, onde Fred Massarik, da UCLA, proferiu palestra sobre Laboratório de Treinamento de Sensibilidade. Note-se que as técnicas de Dinâmicas de Grupo iniciaram-se nas principais Escolas de Administração de Empresas da década de 60.

De 1967 a 1975, aconteceram muitas publicações importantes, tanto de livros como de trabalhos e reportagens, os quais contribuíram em muito para o desenvolvimento e reconhecimento da importância da Dinâmica de Grupo.

Em 1975 Fela Moscovici lançou a primeira edição da obra “Desenvolvimento Interpessoal” que tem sido muito importante para as organizações e as pessoas que trabalham com grupos. Em 1976 foi realizado em Porto Alegre o "I Encontro Regional de Psicologia Organizacional", onde fora realizada a palestra de abertura com o tema Desenvolvimento Interpessoal. O sucesso desta apresentação motivou algumas pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com