TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGENCIA ARTIFICIAL E PSICOLOGIA

Por:   •  13/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

APS I – DISCIPLINA DE PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

O MODELO DE SELEÇÃO PELAS CONSEQUÊNCIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI)

O estudo da Inteligência Artificial (I.A) vem apresentando enormes avanços nos últimos anos, gigantes da tecnologia como a Google, Apple e Microsoft, não tem medido esforços no intuito de criar sistemas cada vez mais elaborados e eficientes desta tecnologia.

Estes estudos iniciaram em meados dos anos 40, desde então muitos modelos e abordagens foram e são utilizadas em seu desenvolvimento, dentre eles podemos citar:

Modelos de Algoritmos Genéticos – É um modelo de aprendizagem de máquina inspirado na teoria da Seleção Natural de Charles Darwin. Algoritmo Genético é um método utilizado pelos Algoritmos Evolutivos, que inclui o estudo dos algoritmos genéticos, estratégia de evolução, programação evolutiva e sistemas classificatórios.  Isso é feito ao criar dentro da máquina uma população de indivíduos representados por cromossomos. Os indivíduos passam por um processo simulado de evolução,  seleção e reprodução, gerando uma nova população.

Programação Evolutiva - Campo da IA concebido por Lawrence J.Foge (1960), assemelha-se aos algoritmos genéticos, sendo que é dado maior ênfase na relação comportamental entre os parentes e seus descendentes. As soluções para os problemas são obtidas por meio tentativas e transmitidas para a nova população dentro do programa de simulação.

Lógica Fuzzy - Também denominada de Conjuntos Difusos ou Lógica Nebulosa. Foi estruturada por Lofti Zadeh da University of Califórnia,  no ano de 1965. É uma metodologia que serve para representar, manipular e modelar informações incertas.

Sistemas Baseados em Conhecimento - São sistemas que implementam comportamentos inteligentes de especialistas humanos.

Programação Genética - É um campo de estudo da IA voltado para a construção de programas que visam imitar o processo natural da genética. Trabalha com métodos de busca aleatória.


Raciocínio Baseado em Casos - É o campo de estudo da IA que utiliza uma grande biblioteca de casos para consulta e resolução de problemas. Os problemas atuais são resolvidos, através da recuperação e consulta de casos já solucionados e da consequente adaptação das soluções encontradas. Por exemplo, o Sistema CASEY, que faz o diagnóstico em pacientes cardíacos baseado na consulta de arquivos de pacientes com o mesmo diagnóstico.


Redes Neurais Artificiais (RNA) - Possui várias denominações, dentre elas redes neurais, modelo conectista, neurocomputação, modelo de processamento paralelo distribuído, sistemas neuromórficos e computadores biológicos.

A I.A bebe de muitas fontes para criação de suas teoria de desenvolvimento, como não poderia deixar de ser a Psicologia muito contribui para essa ciência, isso fica evidente quando analisamos uma das principais abordagens para desenvolvimento da I.A, a abordagem Cognitiva, também chamada de descendente ou simbolista. Essa abordagem da ênfase aos processos cognitivos, ou seja, a forma como o ser humano raciocina, tem como objetivo encontrar uma explicação para comportamentos inteligentes baseado em aspectos psicológicos e processos algorítmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com