TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO: A PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

[pic 1]

INTRODUÇÃO: A PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Acadêmica: Jordana Dias Penha

Professor: Dr. Arnaldo Toni Chagas

SANTA MARIA

2018/2

Introdução: A Psicologia Social e Comunitária

A Psicologia Comunitária está preocupada com a forma de como as pessoas se relacionam com a sociedade, pois a comunidade é o espaço em que grande parte da vida cotidiana é vivida. A psicologia nas ações praticadas nas comunidades de baixa renda tem como propósito deselitizar a profissão e buscar a melhoria e o progresso das condições de vida da população que ocupa os bairros populares, favelas, associações de bairros, comunidades eclesiais de base, lugares do qual a psicologia comunitária teve o início de suas experiências.

A psicologia social comunitária tem como pressuposto a pesquisa participante, onde o psicólogo e a comunidade trabalham juntos. Essa proposta implica modificações na forma como o pesquisador se posiciona dentro da comunidade. Os trabalhos comunitários partem de um levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, sobretudo no que se refere às condições de saúde, educação e saneamento básico.

Em relação a situação da psicologia social no Brasil, Bomfim observa o crescimento da área entre nós, e informa que as atividades são, em sua grande maioria, constituídas por atuações em equipes multidisciplinares que estabelecem procedimentos práticos de acordo com a demanda social e possibilidades de ação (Bonfin,1994).

A formação de grupo de autogestão, reunião com moradores e à formação de recursos humanos da própria comunidade, e propostas específicas, foram as principais estratégias de ação.

O progresso deste envolvimento da comunidade tem sido feito exatamente através das demandas definidas pela própria comunidade das prioridades de atuação. Nessa perspectiva, o psicólogo atua mais como um analista-facilitador, que como um profissional que toma as iniciativas de solucionar problemas.

Os trabalhos de psicologia comunitária destacam a ética da solidariedade, os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. Em termos éticos, busca-se trabalhar no sentido de estabelecer as condições apropriadas para o exercício pelo da cidadania, da democracia e da igualdade entre pares.

MAPA DE IDEIAS[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com