TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO TRABALHO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Por:   •  22/5/2019  •  Seminário  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo observar as representações sociais da escola, no cotidiano escolar. Para conhecer a escola real e como os alunos imaginam a escola dos seus sonhos ou a escola ideal. Entender essas representações possibilita ao psicólogo escolar fazer uma melhor intervenção dos problemas encontrados naquele ambiente.

Segundo Martins (1996), representação social é, portanto, o conjunto de significados que os indivíduos estabelecem para a sua realidade, significados esses que são expressos pela linguagem.  

As relações na escola são constituídas a partir das representações sociais que se tem, tanto individuais quanto as coletivas e a forma de se comportar também é influenciada por elas.  

Segundo Salles, (1990/1991, p.15), a partir do cotidiano escolar e através da observação participante, o psicólogo escolar terá acesso às representações sociais que medeiam as relações que se travam intra e extra instituição escolar. "As representações sociais... são as explicações e as afirmações

que os indivíduos dão sobre sua realidade. É como assimila a estrutura social na qual integram suas experiências, valores, ou seja, é a relação que se estabelece entre o homem e o meio."

2.METODOLOGIA

Pesquisa qualitativa e empírica

Adotamos a observação participante como método para a realização desta intervenção. A abordagem consiste em um processo quando o pesquisador precisa se inserir, ser aceito e participar do cotidiano de determinado grupo, com o objetivo de entender a lógica que move essa comunidade (ROCKWELL, 2009).

2.1 INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

Observação participante, entrevista com os educadores e os alunos. Exibição de episódio de Black Mirror “Perdedor” (“Nosedive”) e dinâmica com os alunos.

A exibição do episódio foi para mostrar como a tecnologia influencia no nosso cotidiano, nos ambientes que convivemos, a tecnologia está presente em todos os segmentos da sociedade e influenciam as práticas individuais e as relações sociais. A escola, como uma das esferas sociais, também é permeada por esse influxo de inovações tecnológicas e, espera-se que essas tecnologias contribuam para a criação de novas condições de produção de conhecimentos e auxiliem o processo de ensino.

A dinâmica foi feita com intuito de fazer os alunos trabalharem em equipe, porque era necessário a ajuda do colega para realizá-la. Foi também um momento de descontração porque aquela atividade foi diferente das que eles costumavam fazer na sala de aula por isso os alunos puderam se soltar.

2.2 LOCAL

Escola pública da cidade de Feira de Santana que contém turmas do fundamental ao ensino médio.

2.3 SUJEITOS

Alunos do 9º (nono) ano e Educadores

3. CONCLUSÃO

Pela análise das entrevistas dos professores nota-se que eles acham que é preciso ter outros profissionais na escola para dar assistência aos alunos. Foi citado psicólogo e assistentes sociais para dar esse suporte. Também foi observado a preocupação com a segurança na escola.  É alarmante quando vê um professor responder no questionário que para melhorar a escola é preciso ter a polícia civil lá dentro. Violência, bullying, uso de drogas e a falta de comunicação entre alunos e professores foram alguns dos problemas citados na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com