TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Monografias: Psicologia Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 7

Psicologia Escolar

- O que é Psicologia Escolar e o que faz um psicólogo escolar?

O psicólogo escolar desenvolve, apóia e promove a utilização de instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que este se torne um cidadão que contribua produtivamente para a sociedade.

A Psicologia Escolar tem como referência conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem. Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, como a distribuição apropriada de conteúdos programáticos (de acordo com as fases de desenvolvimento humano),seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.

Para isto o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. A partir de uma visão sistêmica, age em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudanças. Desta forma, contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

-Histórico e Formação

As origens históricas da Psicologia Escolar remontam ao século XIX. A expansão do ensino público nas cidades da América e da Europa, além da crescente ocorrência de problemas ligados aos menores (abandono, negligência, delinquência e outros), originou a procura por profissionais preparados para fornecer ajuda às escolas e aos órgãos jurídico legais em relação a problemas de avaliação e compreensão das dificuldades existentes, bem como suas possíveis causas.

E capazes, igualmente, de propor e implementar soluções.

No final do século XIX e início do XX, dava-se ênfase à avaliação psicológica individual de crianças e adolescentes suspeitos de serem “deficientes mentais, físicos ou morais”. Gradualmente, além dessa ênfase inicial, passaram as clínicas e serviços a desenvolver um trabalho mais amplo no âmbito de problemas de educação e crianças em idade escolar. Observação, prevenção, intervenção e mensuração de habilidades e capacidades foram os principais alvos dos estudos científicos desenvolvidos. Pesquisas nos Estados Unidos, França, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha, Itália e

Alemanha nos campos da inteligência, subdotação e superdotação; desenvolvimento infantil e seus atrasos; diagnóstico, intervenção e ajuda concreta a crianças com dificuldades escolares tiveram grande impulso. Os primeiros serviços de Psicologia Escolar foram criados ao final do século XIX, na França.

Ao longo dos últimos 30 anos os EUA vêm liderando este domínio devido a vários fatores: serviços efetivamente prestados às escolas e aos escolares; consolidação do papel do psicólogo como um profissional (geralmente com mestrado ou doutorado em Psicologia Escolar); produção de pesquisa científica e de literatura básica de síntese de conhecimento e de natureza prática; liderança quanto às associações especializadas (NASP e Divisão de Psicologia Escolar da

American Psychological Association - APA). Em 1981, a APA divulgou suas “Diretrizes de especialidades para a prestação de serviços por psicólogos escolares” (APA Guidelines).

-Psicologia Escolar no Brasil

A expulsão dos jesuítas resultou no Brasil, entre outras consequências adversas, no colapso das frágeis bases da educação popular. A precariedade do ensino elementar de Portugal, assim, repetia-se no Brasil. Não é de se estranhar que a Psicologia Escolar tenha uma brevíssima história em nosso país e ainda esteja muito longe de generalizar sua presença e atuação em favor de alunos e professores, de destacar-se como área de pesquisa e de impor-se no contexto de ensino destinado à formação do psicólogo no país.

Samuel Pfromm Netto (apudWECHSLER, 2001) propõe uma divisão da história da Psicologia Escolar no Brasil em três partes:

Primórdios: de 1830 a 1940

Fase essencialmente ligada às escolas normais. O ensino normal brasileiro foi o primeiro foco de irradiação de concepções, pesquisas e aplicações práticas do que hoje denominamos Psicologia Escolar e/ou Psicologia Educacional.

Através dos professores da área, abriu-se o contato com as fontes europeias e americanas. Esta fase, denominada norma -lista, ofereceu grande evolução ao estudo, padronização, aplicação e aperfeiçoamento dos testes psicológicos destinados aos escolares. Na prática normalista o que mais se assemelha à efetiva Psicologia Escolar no Brasil é a atividade desenvolvida por serviços especializados para o atendimento de escolares, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

1938: Foi realizado o primeiro congresso de Psicologia do país, em São Paulo.

Fase universitária do ensino da Psicologia: de 1940 a 1962

Anterior à criação dos cursos de Psicologia no país. Este início no Brasil foi marcado por dois tipos de influência:

a) professores provenientes da área da Pedagogia: na falta de psicólogos formados, pedagogos assumiam as disciplinas de Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, bem como os estágios nesta área. Em geral, eram docentes cujos interesses estavam mais ligados às funções do orientador educacional, não diferenciando entre as atividades destes e as que deveriam ser desenvolvidas por um psicólogo escolar;

b) professores estrangeiros ou brasileiros que fizeram sua pós-graduação no exterior: Nessa época as práticas ora se limitavam a observações de comportamento com algumas intervenções ora se convertiam em orientação educacional ou vocacional, utilizando-se dos poucos testes psicológicos existentes, traduzidos para o português, ou ainda sustentados no modelo clínico.

Introdução da Psicologia Escolar no currículo de graduação em Psicologia (1962 até dias atuais):

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com