TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar - Políticas públicas

Artigos Científicos: Psicologia Escolar - Políticas públicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

É importante para psicólogo escolar conhecer estas politicas para ter em conta o conhecimento humano, visando o seu desenvolvimento e bem estar. Contribuir com uma reflexão que possibilite melhor compreender a complexidade do contexto político educacional atual.

Poder atuar em uma com uma atuação transformadora, fazer uma psicologia voltada para as nossas necessidades, acessível para todos, contribuindo para emancipação das pessoas engajada na transformação social que leva a superação da desigualdade social.

Acompanhar a implementação de políticas relacionadas inclusão escolar, identificar barreiras no processo de mudança e promover estratégias para sua superação, para que esta possibilite ampliar a atuação do psicólogo no âmbito escolar.

Fazendo com que a rede de educação consiga refletir sobre o sistema educacional público em nosso país, fazendo assim com que o psicólogo possa contribuir para a valorização da educação e o desenvolvimento do estudante na direção da transformação para uma sociedade democrática que respeite os direitos humanos. Agregar o conhecimento do psicólogo com essa disposição militante, capaz de produzir mudanças e melhor a vida do povo e permitir que os alunos se apropriem do saber socialmente produzido.

A clareza de que a escola se por um lado reproduz a desigualdade; por outro lado, reproduz as contradições sociais, e assim as possibilidades de mudança, pois este espaço de alienação também pode ser um espaço de transformação. Excluindo a culpabilização dos alunos ou do professor.

Contribuir para buscar alterativas de problemas sociais brasileiros, fortalecendo a população em situação de vulnerabilidade, abrindo novos canais de negociação com o poder público sobre possíveis demarcações e contribuições do profissional psicólogo à efetivação de políticas públicas.

De um modo geral criar condições para que naquela escola seus atores pudessem viver experiências que os levassem a se apropriar de suas determinações, ou mediações constitutivas, se apropriassem de suas histórias, afetiva e cognitivamente, de modo a resinificarem suas ações, sentimentos, significados, contribuindo, desta forma, para que produzissem novas práticas educativas, novas formas de relação, contribuindo, assim, para que a escola cumpra seu papel.

Construir espaço para reflexão o papel da escola e a relação entre a família e a comunidade. Contribuição para a promoção do respeito à diversidade de valores, opiniões e modos de vida.

Portanto, temos um desafio que tem início na formação de psicólogos de conceber um currículo alicerçado nestes pilares, bem como propiciar a continuação dessa formação para além da formação inicial, atualizando o profissional nas discussões técnicas e políticas de seu campo de trabalho. Podendo considerar que a Educação Escolar é um campo em movimento, articulado com o movimento social e das políticas vigentes, com todas as suas contradições e dimensões. E estamos em um momento privilegiado, pois estamos sendo chamados para construir uma Psicologia enraizada nas questões sociais, cujos referenciais propiciam uma análise crítica da realidade e articulada com as políticas públicas.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »