TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Resenha: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

psicologia Escolar

É o ramo da psicologia que desenvolve apoia e promove a utilização de instrumental adequado para o melhor aproveitamento acadêmico do aluno a fim de que este se torne um cidadão que contribua produtivamente para a sociedade, Contribuindo o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

Desenvolveu-se no Brasil principalmente para atender problemas da educação e a formação de professores, mas não como área específica de atuação em psicologia escolar .Nessa perspectiva foram criados em vários estados brasileiros laboratórios de psicologia ligados às escolas normais, onde eram desenvolvidas pesquisas junto aos alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem. Durante o período de de 1889 a 1930, conhecido como República Velha instituições médicas e educacionais começaram a ser utilizados em grande escala

Inicio da psicologia Escolar

o que demonstra a influência da psicologia norte-americana, principalmente no que se refere ao trabalho do psicólogo desenvolvido junto às instituições escolares. No início da psicologia escolar no Brasil, evidenciou-se o caráter clínico e terapêutico das intervenções realizadas. Durante a primeira metade do século XX foi o caráter remediativo com o qual se tratavam os problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Qual o trabalho da psicologia escolar?

É feito um levantamento contínuo, junto à comunidade escolar, das expectativas, necessidades e demandas em relação à Instituição, tem participação na: elaboração de planos e ações educativas como o projeto pedagógico, analisa criticamente e propõe ações acerca da evasão e repetência de acordo com as queixas da escola, trabalha também com a orientação profissional realizado em grupo com o intuito de contribuir com os estudantes na escolha profissional, disponibiliza a escuta pontual a alunos, professores e funcionários, analisando as queixas apresentadas, já no caso de demandas psicoterápicas, por exemplo, é encaminhando para outras instituições que ofereçam o tratamento adequado. Além disso o Serviço de Psicologia Escolar tem parceria com a Coordenadoria do Serviço de Saúde, realiza ações de prevenção contra DST/ AIDS ,gravidez precoce e drogas nas Instituições escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com