TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Exames: Psicologia Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM BUSCA DE NOVAS PERPECTIVAS

A Psicologia Escolar e Educacional em Busca de Novas Perspectivas.

O artigo discute a apresentação de uma conferencia pela Dra. Marilene Proença Rebello de Souza sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais na atuação das escolas.

A Psicologia escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a fazer uma crítica à formação profissional e do modelo de atuação psicológica em educação que permitiu que a área produzisse estudos e levassem a elaboração de uma perspectiva crítica na Psicologia escolar; permitindo compreender a dimensão educativa do trabalho do psicólogo; ampliar a área de atuação do psicólogo; tratar a questão dos encaminhamentos escolares como encaminhamentos da escola, buscando compreender como se processa a escolarização e sua importância na constituição dos indivíduos.

As perspectivas da Psicologia escolar estão ligadas aos desafios postos pelas demandas sociais e institucionais, bem como a participação dos psicólogos escolares e educacionais na construção de políticas públicas na área da educação, visando crescimento na formação do sujeito humano.

Fazer uma Abordagem na história, nas perspectivas da Psicologia Escolar e Educacional é necessário falar e discutir três dimensões essenciais como área de conhecimento articulada a este campo de prática social. A natureza dessa relação se expressa, pelo menos, em duas dimensões: a psicologia educacional como um dos fundamentos científicos da educação e da prática pedagógica e a psicologia escolar como modalidade de atuação profissional que tem no processo de escolarização seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que aí se estabelecem. Dada à complexidade e a multiplicidade dessas questões, seu estudo comporta um amplo espectro de focos possíveis, tornando necessária uma delimitação que implica a opção por alguns caminhos em detrimento de outros, que podem ser abordados em outras oportunidades.

O fracasso escolar esta vinculado a vários contextos, interferindo principalmente no processo de aprendizagem onde a situação inviabiliza no processo de aprendizagem, afetando cada vez mais os indivíduos de aprenderem e se beneficiarem dos conhecimentos adquiridos através deste processo. Porem é importante observar quando as dificuldades de aprendizagem vêm disfarçar a fragilidade da escola, centrando no aluno todo insucesso e fracasso de sua não aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com