TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DE TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE DEVE SER NA NUCLEAR DA CRIANÇA E APOIO ÀS PEDREYR CITY

Trabalho acadêmico: INVESTIGAÇÃO DE TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE DEVE SER NA NUCLEAR DA CRIANÇA E APOIO ÀS PEDREYR CITY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTUDO DOS CASOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE SÃO TRAZIDOS AO NÚCLEO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DA CIDADE DE PEDREIRA - SP

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1Fundamentação teórica 5

2 A INSTITUIÇÃO 7

2.1 Descrição da instituição 7

2.2 descrição da unidade / setor 7

3 ATIVIDADES DO ESTÁGIO 9

3.1 Estudar as queixas trazidas ao Núcleo da Infãncia e Adolescência 9

3.2 Atividades desenvolvidas pelos profissionais no Núcleo 10

3.3 Estudo dos casos atendidos e treinamentos de pais no Núcleo da Infância e da Adolescência 10

4 PROCEDIMENTOS E RECURSOS UTILIZADOS 13

4.1 Procedimentos e metodologias 13

4.2 Materiais, equipamentos ou ferramentas 13

5 CONCLUSÃO 15

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

ANEXO A - Relatórios de campo 18

ANEXO B - Fichários 19

ANEXO C – Documentação de estágio 20

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o relatório final da disciplina de estágio supervisionado com ênfase em saúde. Os estágios foram realizados no “NIA” Núcleo da Infância e da Adolescência do Centro de Assistência Psicossocial da cidade de pedreira, interior do Estado de são Paulo. Durante todo o estágio foram desenvolvidas atividades de acompanhamento aos atendimentos psicológicos de crianças e adolescentes, pesquisa de prontuários e entrevista com os funcionários da instituição, além da observação e caracterização geral do ambiente que funciona dentro de um Posto de Saúde do Município. A riqueza do campo de estágio foi extraordinária para a formação dos estagiários, a diversidade dos problemas trazidos pelas pessoas que buscam o “NIA” tornou o estágio mais instigante, cativando a atenção e dedicação dos alunos em estudar os assuntos relacionados a este tipo de trabalho prestado pela psicologia e conseqüentemente os assuntos inerentes aos profissionais que atuam neste setor, pois o trabalho multidisciplinar é fundamental para o sucesso dos tratamentos e recuperação dos pacientes.

A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais. (SSP/DVSAM- SAÚDE MENTAL DEFINIÇÃO DE SAÚDE MENTAL, p. 01, s.d.)

O fenômeno da adolescência é um processo de mudança que marca a passagem da infância para a fase adulta. É um período de mudança e transição, que afeta os aspectos físicos, sexuais, cognitivos e emocionais, considerando-a como a fase da reorganização emocional, de turbulência e instabilidade, caracterizada pelo processo bio-psíquico a que os adolescentes estão destinados. Entende-se que esta fase é um período crítico na vida do indivíduo, pois o jovem vivencia descobertas importantes e afirma sua identidade, personalidade e individualidade, o que pode desencadear transtornos mentais, agravando ainda mais este momento da vida do adolescente. (ABERASTURY E KNOBEL, 1992).

Na primeira parte deste trabalho esta a introdução e fundamentação teórica, que fora desenvolvida através de pesquisas de artigos científicos relacionados com o assunto. Na segunda parte foi apresentada a instituição com sua descrição e caracterização, sendo a terceira parte dedicada às atividades desenvolvidas durante o estágio, na quarta parte os estagiários trouxeram os procedimentos e recursos utilizados e finalizando na quinta parte aparece a conclusão feita pelos estagiários.

1.1Fundamentação teórica

A evolução da Psicologia da saúde motivou os trabalhos no sentido de prevenir e promover a saúde mental, fazendo parte de diversos grupos multidisciplinares, não somente nas instituições de saúde mental, como também em trabalhos realizados junto à população. Os desenvolvimentos destes trabalhos na área de saúde mental baseados nos princípios da Pscologia ganharam força com os resultados obtidos, o desenvolvimento da Psicologia neste setor não pode deixar de lado os problemas teóricos epistemológicos. (BERNARDO, 2011).

A saúde mental infantil tem sido bastante negligenciada em nosso meio, tanto pelas políticas públicas quanto pelos estudiosos e profissionais da área. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, apresentado durante a Terceira Conferência Nacional de Saúde, 30% dos países não têm políticas de saúde mental e 90% não têm políticas de saúde mental que incluam crianças e adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde não preconiza ações de Psicologia na atenção básica e também não tem uma proposta para saúde mental das crianças e adolescentes, exceto para transtornos mentais graves, através da implantação dos Centros de Atenção Psicossocial para a Infância e Adolescência (CAPS) (Ministério da Saúde, 2005b). Por vezes o termo saúde mental fica restrito ao atendimento psiquiátrico, desconsiderando-se sua abrangência e a contribuição de várias disciplinas no atendimento de crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais. Estudos têm mostrado que grande parte da clientela que procura os serviços de saúde mental é composta por crianças e adolescentes, a maioria do sexo masculino, sendo a queixa de maior incidência o mau desempenho escolar, seguido de comportamento agressivo e desobediência em casa e na escola. Alguns trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com