TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade - Psicologia Social

Por:   •  3/10/2022  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Anotações Individuais: IDENTIDADE - Psicologia Social

Ana Victoria Jabour

PUC Minas | Psicologia

Algumas questões trazidas pela obra de Ciampa: quem sou eu?; quem é você?; será tao fácil dizer quem somos? Existem diversas concepções de identidade; elaborações principais na Psicologia Social: realizadas por Antônio Ciampa (2004).

De acordo com Ciampa:

  • A forma mais simples de conhecer a identidade do outro é perguntando seu nome (não saberemos se a verdade esta sendo dita).
  • O nome: nos identifica dentre um conjunto de outras pessoas, indica nossa singularidade.
  • Nosso primeiro nome nos diferencia de nossos familiares e nosso último nos iguala a eles.

Ciampa (1996) diz que a questão da identidade deve ser vista não como apenas científica, nem meramente acadêmica, mas sim como uma questão social e política. Em um primeiro momento, identidade: traço estatístico que define o ser (aparece no indivíduo como algo imediato e imutável.  

O NOME NÃO É A IDENTIDADE, É A REPRESENTAÇÃO DELA. A IDENTIDADE É METAMORFOSE.

O sintagma identidade-metamorfose-emancipação (Ciampa, 2006) de maneira geral, postula que a identidade é um processo contínuo de metamorfose e que essas metamorfoses devem ser orientadas para a emancipação, para a busca de projetos de vida que levem os sujeitos a uma condição de autonomia frente ao sistema imposto.

A identidade é um conceito muito amplo e discutido por muitos teóricos. O conceito que Ciampa traz, é o mais válido dentre os estudiosos Brasileiros, pelo entendimento do sujeito no seu todo. O indivíduo sendo biopsicossocial, deve-se levar em consideração sua história de vida, ambiente que vive e, principalmente, a cultura. O indivíduo é composto de diversos fatores e necessita desempenhar papéis durante sua vida. Considerar a metamorfose que o sujeito passa, é entender que ele é composto por fases, e está em busca da sua emancipação: liberdade.

Definições do termo Identidade:

- qualidade do idêntico, capaz de reunir um conjunto de factores próprios e exclusivos a cada pessoa (Hollanda)

- compreendendo aspectos de ordem objectiva, subjectiva, individual e social (Erikson)

- implicado na percepção da constante articulação entre permanência e mudança de princípios e propósitos apresentados pela pessoa (Drever)

- envolvendo características centrais de um indivíduo, as quais guardariam um compromisso com uma concepção de homem em constante e dinâmica construção (Rorty & Wong)

- relacionado com o desenvolvimento psicossocial do sujeito através da passagem por fases (Erikson)

- como consciência que todo o indivíduo tem de si mesmo, da sua origem, filiação, relações que estabelece, atributos físicos e psicológicos e factores capazes de diferenciarem de outros indivíduos (Kruger).

Kruger destaca 4 aspectos:

1º: pode ser apresentada como tendo a sua origem na apercepção de características pessoais e permite que este indivíduo alcance a crença de que seja diferente doutros em alguns aspectos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com