TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social Aspectos Teóricos e Identidade

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

Perguntas:

1) Comente sobre os aspectos teóricos da Psicologia Social.

RESPOSTA: A Psicologia Social estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.

Em relação aos aspetos teóricos da Psicologia Social temos o seguinte:

Em 1895, o cientista social francês Guslave Le Bon foi o pioneiro no assunto, em seu trabalho sobre a Psicologia das Multidões, explicando a mente coletiva, servindo como parâmetro para o estudo de Freud, em 1921, para o estudo de Psicologia de Grupo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Kurl Lewin, considerado como fundador da Psicologia Social, tornando, o grupo, um objeto de estudo mais aprofundado. Foi contemporâneo dos fundadores da psicologia da gestalt e, sendo integrante desta teoria, desenvolveu a escola americana de psicologia social, com uma série de outros autores, a exemplo de D. Cartwright e de Leon Festinger, que desenvolveu a teoria da dissonância cognitiva, ainda hoje referência para os estudos éticos em psicologia social.

Kurt Lewin formulou a teoria do campo psicológico. Para ele o comportamento deriva da coexistência dos fatos, ou seja, os fenômenos acontecem de maneira interdependente e em cada grupo a pessoa se comporta de maneira diferente.

Lewin, entende o comportamento como função do campo, representado pela fórmula: C = f(P,A) - em inglês estas siglas tornam-se: B = f (P,E)

A fórmula significa que o comportamento de alguém está relacionado as suas características pessoais e à situação social na qual se encontra.

Erving Gofman, embora graduado em Sociologia, contribuiu sobremaneira na Psicologia Social, pois foi o primeiro a falar sobre estigma, como base no preconceito, principalmente em dois trabalhos: Estigma e Manicômios, prisões e conventos. Importante também na área da criminologia.

Já no Brasil, em meados de 1970, Silvia Lane foi a maior expoente da Psicologia Social no Brasil, fortemente influenciada pela perspectiva sócio-histórica.

Dentro do contexto local, expandiu a ideia de grupo como inter-relação de duas ou mais pessoas e mais amplamente quando da análise das classes sociais, ou seja, para participar de um grupo as pessoas devem cumprir certos requisitos (características pessoais), aspectos sociais que são valorizados ou reprimidos. Para ela, a história e linguagem constituem ferramentas metodológicas importantes no reconhecimento do fenômeno social.

Antônio Costa Ciampa é um importante psicólogo brasileiro, principalmente pela vasta produção de material acerca do conceito de identidade, onde sistematizou uma identidade genuinamente brasileira.

O discurso embutido quando respondemos ao questionamento de quem somos, apesar de nós sermos os autores da nossa própria história, vem refletido na identidade dos outros e vice-versa.

Já na América Latina, Matin-Baró, padre e filósofo espanhol, também psicólogo. Foi pioneiro no estudo da violência. Para ele a psicologia tem uma forte relação com as condições sociais e políticas, aspecto que influenciam o comportamento e o desenvolvimento das pessoas.

A opressão e a desigualdade comum a muitas sociedades implicam em problemas de saúde mental.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com