TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia

Tese: Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

1-Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

Ideologia é "viver segundo uma ideia"; ou seja: é dirigir a sua vida, ações, pensamentos e atos sempre na perspectiva da ideia ou pensamento que você escolheu para se espelhar.

Na Visão de Karl Marx a ideologia é a função do achar pensar para caminhar em diante, ele acredita que a ideologia é só mais uma ilusão a única forma de se pensar e se chegar em algum lugar usando como base algo concreto. A ideologia pegou uma concepção da realidade social ou política, e juntou os interesses de certas classes sociais particulares.

2-Quando procuramos ideologia temos que procurar o que esta na frente , é algo que aparece , é aquilo que se põe diante de tudo. Já na filosofia é a busca dos fundamentos que esta por trás da historia, por isso ela vem por trás e busca significados. Filosofia vem depois da historia, primeiro a historia.

3-1ºExemplo

Encontramos a ideologia presente na sociedade através do mercado consumidor, que consiste em que a mercadoria exerça domínio sobre o produtor e fascínio sobre o consumidor. Por exemplo, quando certo indivíduo decide ir a uma loja de celulares, com a intenção de comprar um celular simples, prático e barato. Nesse instante, o vendedor tenta mostrar um modelo de celular mais moderno e caro, com câmera digital de alta definição, mp3 e Bluetooth. O consumidor acaba abrindo mão da proposta lançada pelo vendedor, pagando assim um preço maior, por uma coisa que naquele momento ele não estava sentindo necessidade ou falta.

2º Exemplo

A ideologia na moda também está presente nos dias de hoje na sociedade. A mídia dita à ideologia da moda e as pessoas compram por puro modismo. Muitas vezes compram roupas desconfortáveis e as usam porque está na moda.

Enfim, podemos concluir que a ideologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e que nós as vezes participamos dela em algumas situações e nem percebemos.Se quisermos enfrentar a ideologia, devemos desenvolver o nosso espírito crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com