TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Do Uso Problemático De Internet Na Saúde Mental De Universitários

Por:   •  1/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.631 Palavras (27 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 27

Impactos Do Uso Problemático De Internet Na Saúde Mental De Universitários

Impacts Of Problematic Use Of The Internet On The Mental Health Of University Students (IUPISMU)

Estudo Quantitativo

RESUMO

O uso problemático de internet (UPI) é caracterizado pela necessidade recorrente de estar conectado, com preferência pela conexão à ferramenta, em detrimento das relações sociais presenciais, incluindo quadros de ansiedade, depressão e estresse. Objetivou-se compreender o UPI e sua influência na saúde mental de universitários. Participaram do estudo 171 estudantes universitários (73% do sexo feminino), residentes em 11 estados do Brasil, cuja maioria, 82,8%, reside no Maranhão, com idades entre 18 e 62 anos (M=27,36 e DP=9,5), matriculados em instituições de ensino superior públicas e privadas. Para a coleta de dados utilizou-se a escala Internet Addiction Test (IAT), a Escala Depressão Ansiedade e Estresse (DASS-21) e um questionário sociodemográfico. Para análise dos dados, utilizaram-se estatísticas descritiva e inferencial. A prevalência do uso problemático de internet entre os universitários foi de 80,7%, em que 26,6% deles percebem prejuízos ao usar a internet. Os resultados descrevem uma associação positiva significativa entre o UPI, ansiedade, depressão e stress, o que possibilita afirmar que a prevalência do UPI apresenta implicação para a saúde mental da parcela populacional estudada. Assim, o contexto acadêmico precisa estar ciente da prevalência de UPI, promovendo o uso responsável da internet.

Palavras-chave: Uso problemático de internet; Universitários; Saúde mental; Ansiedade; Estresse.

ABSTRACT

Problematic Internet Use (PIU) is characterized by the recurrent need to be connected, a preference for connecting to the tool to the detriment of face-to-face social relationships, including anxiety, depression, and stress. The objective is to understand the problematic use of the internet and its influence on the mental health of university students. The study included 171 university students (73% female), residing in 11 states of Brazil, of which 82.8% reside in Maranhão, aged between 18 and 62 years (M=27.36 and SD=9.5) enrolled in private public higher education institutions. For data collection, the following scales were used: Internet Addiction Test (IAT), the Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) and a sociodemographic questionnaire. For data analysis, descriptive and inferential statistics were used. The prevalence of problematic internet use among university students was 80.7%, with 26.6% of them perceiving harm when using the internet. The results describe a significant positive association between PIU, anxiety, depression and stress, which implies that the prevalence of PIU has implications for the mental health of the studied population. The academic context needs to be aware of the prevalence of PIU and promote the responsible use of the Internet.

Keywords: Problematic internet use; University students; Mental health; Anxiety; Stress.

Impactos Do Uso Problemático De Internet Na Saúde Mental De Universitários

A internet começou a se popularizar no mundo a partir dos anos 1990, e hoje pode-se dizer que é a principal forma de comunicação, entretenimento, informação e inúmeras outras atividades, em nível mundial. Somente no Brasil, são 152 milhões de usuários de internet, o que representa 81% da população do país com 10 anos ou mais. De acordo com o Comitê Gestor de Internet (2021), a partir de 2020, o uso de internet aumentou vertiginosamente, sobretudo em razão da necessidade do isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus vivenciada em todo o planeta (TIC Domicílios, 2021).

No entanto, junto à expansão e popularização da internet, surge o fenômeno do uso descontrolado e prejudicial de tal ferramenta. Nesse contexto, Kimberly Young, psicóloga norte-americana, foi pioneira ao estudar o fenômeno, denominado, por ela, de “Dependência de Internet” (Internet Addiction). Nesse contexto, de início da popularização da internet, Young (1998) observou que algumas pessoas faziam um uso que resultava em prejuízos à vida pessoal e profissional, semelhante a outras dependências; então, se dedicou a compreender se, de fato, tal ferramenta era “viciante”.

Para Young (1998), os “dependentes” atendiam aos critérios que indicavam sinais de dificuldade em controlar impulsos, semelhantes aos sintomas característicos do Jogo Patológico, sendo que o abuso da internet causou problemas moderados a graves na vida dessas pessoas, tal como ocorre em outras formas de dependência, como o alcoolismo. Portanto, de forma similar, as enormes dificuldades em controlar os comportamentos compulsivos em relação ao abuso do álcool, com graves prejuízos ocupacionais e nos relacionamentos sociais, e o comportamento compulsivo de jogadores, apesar de suas dívidas financeiras excessivas, assemelham-se aos comportamentos daqueles considerados dependentes de internet (Young, 1998).

De acordo com Lima (2016), uma pessoa identificada como dependente de internet apresenta as seguintes características: (1) se sente mais realizada no ambiente virtual que no presencial; (2) inquietação, com a presença de ansiedade extrema, ou depressão, quando não tem acesso à rede; (3) omite, para sua família, a quantidade de tempo que fica online; (4) possui vários tipos de conexão à internet, para assegurar que o acesso não seja interrompido; e (5) recusa-se a viajar para lugares novos, sem a certeza de que, neste local, terá acesso à internet.

Já no que se refere aos fatores mais comumente associados ao UPI, destacam-se, principalmente, ansiedade, depressão, estresse e uso de substâncias. Desse modo, a avaliação para UPI é baseada nestas principais características: uso compulsivo; resultado negativo; saliência; sintomas de abstinência; regulação do humor; escapismo; e desconforto social, frequentes na adicção comportamental no uso e abuso da internet. (Ramón-Arbués et al., 2021).

 A ciência, ainda, discute e avança na descrição e categorização do uso, abuso e dependência da internet.

Gámez-Guadix et al. (2013) descrevem que o Uso Problemático de Internet (UPI) é caracterizado: pela necessidade recorrente de estar conectado; preferência pela conexão à ferramenta, em detrimento das relações sociais presenciais; quadros de ansiedade, depressão, estresse, entre outros; tudo isso podendo acarretar prejuízos no dia a dia do indivíduo, em diversos âmbitos de sua vida, sobretudo em sua saúde mental. Em um estudo brasileiro com 5.986 estudantes universitários de graduação e pós-graduação, nessa amostra, 10,7% foram classificados como dependentes de internet, os quais apresentaram níveis maiores de depressão, ansiedade e estresse em relação aos considerados não dependentes (Scatena, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (226.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com