TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital e Educação uma Revisão Sistemática de Literatura.

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.298 Palavras (26 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 26

Inclusão digital e educação uma revisão sistemática de literatura.

Na contemporaneidade o mundo passa por constantes mudanças, essas mudanças se devem aos avanços científicos e tecnológicos que estão correlacionadas com as transformações sociais e econômicas que propiciaram transformações na forma da nossa comunicação, cada indivíduo pode compartilhar conhecimentos com um número surpreendente de pessoas espalhadas pelo mundo, diminuindo assim, a distância entre as fronteiras. Sabemos que a educação também sofreu grandes influências dessa globalização, sendo assim, viu-se a necessidade de modernizar a metodologia tradicional utilizada em sala de aula pelos professores, já que os mesmos sentem-se desafiados pelos alunos que vivem interconectados com as tecnologias que invadem as salas de aula e atrai a maioria das pessoas. ((Bahiense, Moura & Silva, 2011).

Nesta perspectiva, visando suprir as necessidades das escolas públicas em se adequarem a essa “nova era” o governo brasileiro criou políticas públicas visando à inclusão digital de todo alunado e docentes para as novas práticas pedagógicas, capacitando os professores para o uso de materiais didáticos digitais como computadores, notebook e tabletes, propiciando assim novos saberes, com todas essas modificações repentinas devemos nos perguntar por parte dos professores, houve aproveitamento dessas tecnologias em sala de aula para a prática ensino aprendizagem e como se dá a utilização dessas ferramentas?

Para que os professores saíam da sua zona de conforto em que sua metodologia tradicional perdura ao longo de anos de sala de aula, essa inserção na era digital requer uma orientação no qual os mesmos passam por um processo em que devem está aberto para as mudanças, buscando incentivar essa adaptação o governo lançou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) que é um programa educacional criado pela portaria N° 522/MEC de 09 de abril de 1997 para promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informática e Comunicações (TIC) na rede pública do ensino fundamental e médio, visto que a preocupação do uso dessas práticas só se intensificou no ano de 2007 (Brasil, 2012).

Diante desse resultado, o professor nesse processo de formação continuada passa a construir conhecimento de como integrar essas novas tecnologias em suas práticas pedagógicas, superando as dificuldades tanto pedagógicas como administrativas, esse processo tem o objetivo de propiciar aos professores novas condições de domínio às tecnologias, permitindo conhecer, como intervir na produção e no interesse de produção de conhecimento de cada aluno que é a partir da experiência vivenciada que haverá essa construção e não apenas por aquele assunto dado pelo professor. Sendo assim, os alunos devem ser estimulados e faz-se necessário esse planejamento educacional aliando educação e tecnologia de forma inovadora, motivacional, interdisciplinar e multicultural (Mercado, 2002).

De acordo com o site oficial do Ministério da Educação foram disponibilizados tabletes e infraestrutura adequada com banda larga sem fio além da capacitação dos professores objetivando uma socialização do uso tecnológico de comunicação e informação para inclusão digital nas escolas (Brasil, 2012). A partir desse pressuposto, buscou-se compreender como essas inovações ajudam no desempenho do alunado bem como a perspectiva dos docentes diante dessa nova proposta educacional.

A inclusão digital faz parte de uma aprendizagem técnica, onde o educar consiste na experiência vivenciada em um processo contínuo de aprender e essa prática não só veio com intuito de que os alunos aprendam a acessar a internet, mas sim, com o objetivo de fazer com que eles compreendam e aprendam novas formas, criando novas técnicas de aprendizado, tornando-se assim, um bom aluno, além de se desenvolver e ampliar seus conhecimentos. E essa nova técnica de aprendizagem possibilita uma interação dinâmica entre o aluno e professor tornado um ambiente escolar um lugar harmonioso para se aprender (Moraes, Laurino & Machado, 2013).

Neste caso, as políticas públicas vêm com o intuito de fazer com que as escolas tenham um bom desempenho acadêmico, onde o mesmo favorece o livre acesso as novas áreas digitais como um livro didático vem também com o intuito de reduzir o analfabetismo digital tanto por parte dos professores quanto por partes dos alunos que não tem acesso pelo fato de não ter um bom rendimento financeiro (Moraes, Laurino & Machado, 2013).

Neste olhar, os professores saem de seu ensino clássico para um ensino mais moderno, fazendo com que os jovens tenham novos sentidos como na percepção em si mesma, nas relações com os outros e nas valorizações pessoais e dos colegas, assim, os jovens terão um conhecimento maior para com o mundo globalizado atual. Assim com este acesso, os alunos poderão difundir de novos conhecimentos tecnológicos, ajudando em seu desempenho acadêmico, contribuindo em suas tarefas cotidianas, propiciando também, a inserção nas vastas áreas de trabalho (Brito, 2005).

Objetivando essa nova prática pedagógica digital, além da inclusão dos alunos e formação dos professores para nesse processo de ensino aprendizagem, o governo federal implantou na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais no ano de 2013, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). Como os professores envolvidos no projeto percebem a inclusão digital na escola pública?

Baseando nossa pesquisa nas fontes literárias já existentes, foi possível responder as questões inerentes a essas problemáticas, a partir de múltiplas visões de diferentes autores sobre o tema em discussão.

Objetivo Geral:

• Identificar as visões principais dos autores inerentes a educação e a inclusão digital.

Objetivos Específicos:

• Identificar as principais tecnologias utilizadas na escola.

• Verificar as principais contribuições da tecnologia na educação.

• Compreender a necessidade da utilização dos materiais didáticos digitais, por parte dos autores.

Fundamentação Teórica

Aprendizagem

Sabemos da constante preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com