TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Bruna Correira de Alcantara RA:N25005-4

Gabriela Moreira Tirola RA:D519DC-9

Ivana Santana de Sousa RA:D6979H-5

Larissa Gabrieli da Silva Miranda RA:N3222C-2

PSICOLOGIA ESPORTIVA

Campus JUNDIAÍ

2018

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Bruna Correira de Alcantara RA:N25005-4

Gabriela Moreira Tirola RA:D519DC-9

Ivana Santana de Sousa RA:D6979H-5

Larissa Gabrieli da Silva Miranda RA:N3222C-2

PSICOLOGIA ESPORTIVA

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia: Ciência e Profissão, ministrada pela Professora Dra. Anelise Dias, como parte da nota bimestral (relatório e apresentação).

Campus JUNDIAÍ

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1Objetivo        6

2 MATERIAL E MÉTODO        7

2.1 Sujeitos        7

2.2 Material        7

2.3 Procedimento de coleta de dados        7

3 RESULTADOS        8

4 DISCUSSÃO        10

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE        14

ANEXOS        26


1 INTRODUÇÃO

Quando ouvimos falar sobre a Psicologia do Esporte nos fazemos perguntas do tipo “Como surgiu?”, “Qual a área de atuação de um Psicólogo Esportivo?”. Essas perguntas serão respondidas ao decorrer deste trabalho, cujo realizamos uma entrevista com um profissional especializado na área do esporte.

“Uma profissão se constitui e se institucionaliza em função das demandas sociais que se responsabiliza por atender e que requerem saber especializado, domínio de tecnologias apropriadas e forte adesão a um conjunto de padrões éticos fundamentais para garantir a qualidade dos serviços que coloca à disposição da população (BASTOS; GONDIM, cols. 2010). Baseado nesta referência, falaremos sobre a atuação do psicólogo na área do esporte”.

O esporte possui abrangências para as inseguranças, os medos, a ansiedade, o estresse e para as agressões, por essas e outras razões o atleta vive na fronteira do desiquilíbrio emocional, fazendo com que o trabalho do Psicólogo tenha como objetivo fazer com que o atleta busque o equilíbrio físico e mental, onde é trabalhado o sentido de desenvolver a maior percepção do corpo e da mente.

             Esse trabalho realizado com os atletas traz para os mesmos ótimos resultados, como o aumento da concentração durante os jogos, a diminuição do estresse, a velocidade de raciocínio é elevada fazendo com que melhores resultados sejam obtidos para os jogos.

              Essa área da psicologia é importante, pois não utiliza dos objetos de estudo limitadamente, tendo os seus prós e contras a Psicologia do Esporte não é uma das áreas mais conceituadas da profissão, pois são raras as faculdades que se aprofundam nos estudos da Psicologia do Esporte. As faculdades de Educação Física possuem em sua grade curricular as aulas de psicologia voltadas para o esporte, enquanto nos cursos de Psicologia a divulgação não é realizada com frequência, tendo uma passagem ou outra nos primeiros semestres.

  1. Objetivo

O objetivo desse trabalho é o de os estudantes do curso de Psicologia da UNIP – Universidade Paulista, ampliarem o conhecimento sobre as áreas de atuação da profissão.

2 MATERIAL E MÊTODO

        

2.1 Sujeitos

Há 14 anos, a profissional A.A.S.exerce sua função onde os atletas se concentram para praticar seus esportes.

2.2 Material

Para a coleta dos dados, utilizamos um gravador (modelo A0043), um roteiro de perguntas previamente elaboradas(anexo), uma caneta e papel.

2.3 Procedimentos de coleta de dados

 Através de amigos conseguimos telefones de duas profissionais, porém ao ligarmos descobrimos que uma das candidatas era da parte organizacional, então prosseguimos entrando em contato com a segunda, quando houve a confirmação de alguns dados, foi realizado o agendando data hora e local para a realização de nossa entrevista.

Na data marcada explicamos para a profissional o objetivo do trabalho, entregando a carta assinada pela nossa professora e coordenadora do curso, e pedindo para ela assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento caso estivesse de acordo e nos autorizando a gravar.

A coleta de dados foi feita através de uma entrevista pré-definida, ou seja, questionário semiestruturado que se encontra no ANEXO.

3. RESULTADOS

Podemos observar que a gama da psicologia é ampla, como a profissional entrevistada mencionou ela pode trabalhar tanto com atletas para chegar a um desempenho melhor, ou como uma consultoria que é um trabalho mais sucinto, quanto um acompanhamento semanal com os treinamentos. Um fato importante é que, além disso, ela participa do grupo que pratica pela seleção Brasileira, fundada para os deficientes visuais, vale lembrar que não é um esporte adaptado, mas sim, exclusivo para esses deficientes, onde pode ser visto o desenvolvimento do atleta sendo, como pessoa, na evolução no esporte ou em relações interpessoais.

Outro fator importante é que na psicologia, podemos supor que o paciente vá até o psicólogo na área especializada em esporte, pode se notar que esse profissional está em um ambiente destinado para o atleta, fazendo o papel de facilitador, nisso pode aplicar testes, dinâmicas e colocar uma meta especifica. Isso tudo também facilita na divulgação do trabalho que acontece, facilitando para os próprios atletas procurarem à profissional.

Na psicologia do esporte, tudo é feito em conjunto dando abertura para a conversa, trabalha em contato com vários profissionais como nutricionistas, treinadores, técnicos e até mesmo com a comissão técnica, pois assim se chega a um consenso do melhor para o paciente e o trabalho acaba acontecendo mais facilmente, como à profissional cita todos tem um pouco de conhecimento a acrescentar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com