TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE DIREITO OS SENTIDOS DAS PALAVRAS

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE DIREITO

OS SENTIDOS DAS PALAVRAS

Volta Redonda, 2016

Integrantes

Os Sentidos Das Palavras

  1. Palavras e Idéias

Depois da pesquisa realizada por Dr. Johnson O Connor do laboratório de engenharia humana de Boston e do Instituto de tecnologia de hoboken, Ivava Jersey chega se a uma conclusão que não é só um excelente vocabulário e grandes estudos que faz o ser humano vencer na vida depende também de outras qualidades como:

Clareza com as palavras usando as no tempo certo, com uso da verdade. Portanto com um vocabulário pobre, sem riquezas de conteúdo, o ser humano fica limitado a ter novos conhecimentos e se expressam de modo irracional como um verdadeiro animal incapacitado de pensar.

Na verdade é importante ter uma convivência com as palavras antes de dizê-las

  1. Vocabulário e Nível Mental

Costuma considera-se  quanto maior é a capacidade intelectual. A riqueza do vocabulário é um instrumento útil para adaptação social e para comunicar com êxito com um leque mais alargado de pessoas.

O vocabulário usado para falar com um amigo e diferente daquele que é utilizado para falar com um superior hierárquico ou um desconhecido.

Nível mental é nossos pensamentos, é a nossa lógica e cognição é a nossa filosofia de vida, a criatividade e a capacidade de compreensão de qualidade de nossos pensamentos, conceitos e julgamentos, que podem se transformar em uma realidade feliz ou desastrosa.

  1. Polissemia e Contexto

As diferentes variantes de significados podem depender da afinidade etimológica do vocábulo em causa do seu uso metafórico e em ultima instancia do contexto em que se insere, onde, na pratica o termo fica monossêmico, assegurando desta forma a comunicação

O contexto é constituído por conjunto de circunstancias ( como o local e o tempo) que ajudam a compreender a mensagem, sem o contexto não faz sentido o texto.

Ex:  Fonseca da Costa abandona a Loja.(Não fornece  informação necessária para que o leitor consiga entender a mensagem)

  1. Denotação e Conotação

O sentido das palavras pode ser conceituado em conotação e denotação, ambas as denominações vêm sido remanipuladas e tendo novo conceito pela lógica e pela lingüística moderna de forma não muito clara e coincidentes. A conotação é o elemento que não varia o significado da palavra, elemento não subjetivo e que pode ser analisado fora do discurso, a conotação é formada pelos elementos subjutivos, que mudam segundo o discurso. Sendo mais claro, quando a palavra no seu sentido próprio, não figurado, no sentido usual, segundo o dicionário e que terá o mesmo significado para todos, essa palavra tem sentido denotativo, mas se a palavra não tem o mesmo significado para todos não por causa da interpretação de cada um, se a palavra não refere-se a um objeto do mundo extralingüístico, mas, sugere outra idéia ou lembra outra idéia por associação seu sentido e conotativo. Um exemplo disso é a palavra cão tem sentido denotativo quando se refere ao anima domestico, mas é considerado conotação quando se refere a uma pessoa sem caráter, temos também como exemplo as cores, o branco que seriam resultado de todas as cores no aspecto solar = denotação, mas, branco como pureza, inocência = conotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com