TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de medidas

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Instrumentos de medida

Mini inventário de Fobia Social (Mini-SPIN)

É uma forma reduzida do SPIN, e é uma escala autoaplicável a qual possui três itens que avaliam a evitação e o medo de constrangimento.

No presente estudo, o Mini-SPIN revelou um bom poder discriminativo,

Entrevista Clinica Estruturada para o DSM-IV (SCID-IV)

Elaboração de diagnósticos clínicos psiquiátricos embasados no DSM-IV

A Escala de Comportamento de Segurança na Ansiedade Social (ECSAS)

Tem por objetivo “avaliar um conjunto de comportamentos de segurança que os indivíduos com ansiedade social utilizam diante de situações sociais, a fim de prevenir as possíveis avaliações negativas, atribuídas aos outros”.

Medida de fidedignidade

Teste-reteste

Instrumento de medidas é aplicado duas vezes a um mesmo grupo de pessoas, realizado em um intervalo de 15 dias, e é considerado razoável por este não ser um teste que avalie memória.

Alfa de Cronbach

Para mediar a confiabilidade foram usados os níveis de consistência interna aferidos pelo alfa de Cronbach. Para que a consistência interna de um construto seja válida o alfa deve ser igual ou superior a 0,70. 

Teste do qui-quadrado

O teste χ² de duas ou mais amostras independentes pode ser utilizado para verificar a dependência ou independência entre as variáveis sendo consideradas. As variáveis devem estar tabuladas em tabelas de contingência. Para o caso de duas variáveis tem-se uma tabela de dupla entrada.

Teste Mann-Whitney

É baseado nos postos dos valores obtidos combinando-se as duas amostras. Isso é feito ordenando-se esses valores, do menor para o maior, independentemente do fato de qual população cada valor provém.

O método das metades (Split-half)

Após dividir o teste pela metade, mantendo a equivalência dos itens, realiza-se a correlação entre os escores das duas metades e assim verifica-se, de outra forma, a fidedignidade da escala.

O transtorno de ansiedade sócia, ou fobia social

É identificado como um medo exacerbado e duradouro de situações sociais em que o indivíduo teme passar por constrangimentos diante de outras pessoas, e isso acaba dificultando diversas atividades cotidianas, como por exemplo: dialogar com estranhos, interagir com o sexo oposto, fazer refeições em público ou falar ao telefone (BURATO, et. al., 2009). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com