TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Emocional

Por:   •  29/6/2015  •  Abstract  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Em Psicologia do Trabalho

Salvador

2014

[pic 1]

Salvador

2014


Resumo

Disciplina: Psicologia do Trabalho

Tema: Inteligência Emocional

Nos Anos 80, o psicólogo cognitivo e educacional, Howard Gardner identificou em uma de suas teorias o que ficaram conhecidas, desde então, como Inteligências Múltiplas, e criou uma reviravolta no meio educacional. Ele refutou a ideia, que ventilava até então, de que o processo de aprendizagem deveria ser único pra todo e qualquer indivíduo mesmo que fosse óbvia a diversidade de relações que cada ser estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Dentro da lista de Inteligências Múltiplas listadas por Gardner – que é uma lista exemplificativa e não exaustiva, segundo o próprio autor, pois essas variariam na medida da diversidade humana, que é múltipla - estão as inteligências intra e interpessoal que por sinal fazem parte do eixo de competências de uma inteligência ainda mais abrangente: a Emocional, assunto tema deste resumo.

Já nos Anos 90, Daniel Goleman tornou o tema amplamente conhecido através do Best-seller “Inteligência Emocional”, desde então nunca se discutiu e considerou tanto esse assunto e seus desdobramentos na vida das pessoas. Tudo porque o mundo racional e objetivo das grandes empresas e corporações, voltado para a urgência em obter o lucro a qualquer custo, teve que acordar para necessidades mais subjetivas e individuais como são as da saúde emocional de seus empregados e colaboradores, uma vez que problemas de relacionamento profissional, e não de cunho técnico, vinham refletindo negativamente de forma sensível nos rendimentos das empresas.

Observou-se que contratava-se pelo conhecimento técnico e demitia-se por problemas relacionais no ambiente de trabalho.

Em suma, desenvolver empatia (inteligência interpessoal) e exercitar autoconhecimento (inteligência intrapessoal) deixou de ser visto pelos empregadores como atitudes acessórias e passou a ser vital, ao menos para a conquista e manutenção de um ambiente de trabalho harmônico, produtivo e criativo.

Ainda existem outros aspectos da Inteligência Emocional que interessa saber como: O lado positivo e o lado negativo desta inteligência; Pode-se desenvolver Inteligência Emocional?;  Como desenvolver o autoconhecimento?; Como a constância para alcançar um objetivo pode ser influenciado pela falta de inteligência intrapessoal?; dentre outros que essa equipe falará, de forma breve, em sala de aula.

Fonte, acessados a partir das 10:00 hs do dia 19/01/2015:

http://exame.abril.com.br/topicos/inteligencia-emocional

https://www.youtube.com/watch?v=tLHrC1ISPXE

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI81676-15259,00-DA+PARA+SER+FELIZ+NO+TRABALHO.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com