TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interesses Psicologia

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

INTERESSES

O terceiro fator motivacional.

Três aspectos envolvem o conceito:

  1. O interesse como o benefício esperado por uma ação ou conduta.

Ex: Joana espera um benefício pela maneira de relacionar-se com seu namorado.

No entanto, nem todo interesse é para nos auto beneficiar, ou seja, puramente egoísta, também agimos em benefício dos outros; que é o que conhecemos como comportamento altruísta

Ex: Cuidar dos velhinhos num asilo.

Denominamos de interesseira aquela pessoa que está sempre em busca de um ganho no que faz, sem se importar com a ética. O interesse que se foca apenas no benefício próprio está relacionado a uma forte tendência do ser humano: o egoísmo.

  1. O interesse entendido como aquilo que importa para o sujeito. Importar-se é sentir-se comprometido com algo.

Ex: Pedro se importa com seu prestígio profissional.

3) O interesse como uma abertura. Inter-esse significa em língua latina precisamente isso: estar entre os seres do mundo.

Ex: Quando estamos em contato com o mundo nos abrimos e nos interessamos por uma paisagem, um rosto, uma melodia, uma pintura, elas nos chamam, ou seja, são interessante para nós.

Embora sejam adquiridos, os interesses operam como mobilizadores da pessoa em razão de sensibilizá-la para determinados objetos e objetivos. As vezes aparecem como subordinados ás necessidades e demandas, mas num sentido mais amplo adquirem autonomia relativa. Importa destacar quais são os apelos do mundo que mobilizam o sujeito, tanto no plano das atividades corriqueiras quanto no plano ideal (da arte, da ciência, religião, filosofia, justiça social).

O ciclo motivacional e a articulação de seus fatores

O que nos motiva a procurar determinados objetivos e realizar determinadas ações e comportamentos em princípio são fatores internos, sejam vindos das necessidades , das demandas, ou das crenças já articuladas nas estruturas e vivências do sujeito.

Os fatores externos que nos convidam nos pressionam e nos obrigam a agir.

É inegável que esses fatores estão entrelaçados que é difícil discriminar o peso de um e o peso de outro. É a situação que determina em parte considerável sua importância.

É preciso sublinhar que os motivos entendidos como a razão de ser de determinados sentimentos, estados de ânimo e de algumas crenças e ações, nem sempre são compreensíveis tanto para pessoa que experimenta quanto para um observador preparado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com