TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia O Interesse de Freud nos Sonhos

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

FREUD (1900)

O interesse de Freud nos sonhos, decorreu da adoção do método da associação livre no tratamento dos seus pacientes.

O objetivo fundamental era chegar às zonas inconscientes do psiquismo e conseguir que os pacientes tomassem consciência das causas profundas dos seus problemas e se libertassem deles.

Para isso, depois de ter abandonado a hipnose como meio de explorar o inconsciente, considerou a necessidade de constituir um método próprio.

 Deste modo, aplica   o   método   clínico, adaptando   um   conjunto   de   técnicas   que permitiram   trazer   ao   consciente   as   causas   não   conhecidas, inconscientes, dos problemas e conflitos do paciente.

Por meio de associação livre, Freud sugeria ao paciente a autoanálise e que descrevesse tudo sem reservas, mesmo que o assunto fosse desagradável, indiscreto, absurdo ou parecesse insigni1cante.

Percebeu que no decorrer deste procedimento, manifestava-se resistências, desejos, recordações e os recalcamentos inconscientes.

 Dessa forma, notou que os sonhos começaram a aparecer constantemente nas analises, sendo ele um fenômeno normal, não patológico, e que a lembrança patogênica não necessariamente correspondia algo que ocorreu de fato.

 Freud (1900), entende que todo sonho representa a realização de um desejo. O inconsciente, deste modo, envia mensagens codificadas à mente consciente, com o propósito de satisfazer o desejo reprimido.

Esse, pode realizar-se abertamente ou de forma disfarçada.

Dessa forma, quando o desejo se realiza abertamente no sonho ocorrem os sonhos claros, de tipo infantil, nos quais o conteúdo manifesto coincide com o latente.

De outra maneira, quando o desejo se realiza de forma disfarçada no sonho ocorrem os sonhos enigmáticos, em que a realização do desejo é irreconhecível, requerendo, pois, interpretação

Para interpretar um sonho, é necessário distinguir o seu conteúdo manifesto (o sonho lembrado) e o seu conteúdo latente (os pensamentos oníricos).

Com frequência, o conteúdo manifesto de um sonho é absurdo; o seu conteúdo latente, porém, é um pensamento perfeitamente inteligível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (20.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com